Gênero, educação sexual e ensino de ciências: perspectivas de professoras e professores da educação básica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-08-13

Autores

Vaccari, Isabela Lia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa visou investigar as concepções de professoras e professores de Ciências de três escolas municipais de uma cidade no interior de São Paulo em relação à implementação da Educação Sexual como tema transversal. Como objetivos específicos buscamos analisar se as questões relativas à sexualidade e gênero estavam presentes nas práticas pedagógicas dessas professoras e professores e como eram abordadas; verificar se os projetos políticos pedagógicos das escolas contemplavam questões de sexualidade e gênero; investigar nos planos de ensino destas professoras e professores a presença e a abordagem da temática de pesquisa; investigar nos materiais didáticos utilizados pelas professoras e professores a presença e abordagem da temática da pesquisa; compreender os motivos que influenciam a professora e o professor a incluir ou não em sua prática as temáticas de gênero e sexualidade; compreender as abordagens destas professoras e professores em relação ao tema e as concepções que a embasam, tentando relacioná-las com a sua formação acadêmica e seus conhecimentos nessa área; e investigar se as polêmicas recentes sobre o ensino das questões de gênero nas escolas influenciam na abordagem desse tema pelas professoras e professores. Utilizamos como metodologia o desenvolvimento de entrevistas semi-estruturadas bem como a análise documental dos projetos político-pedagógicos, dos planos de ensino e dos materiais didáticos. A análise dos dados, feita a partir da Análise de Conteúdo, mostrou que os temas são tratados de maneira reducionista e higienista, não havendo preocupação com fatores sociais, culturais e psicológicos, o que pode acarretar no comprometimento da qualidade de vida das alunas e alunas e das práticas dos docentes. Além disso, as professoras e professores apontam para a falta de formação inicial e continuada para tratar os temas em sala de aula. Outro aspecto relevante é a influência dos movimentos políticos e sociais ultraconservadores na prática destas professoras e professores. A partir dos resultados da pesquisa ficou evidente a urgência em se repensar a formação inicial e continuada das professoras e professores de Ciências, de forma a possibilitar práticas que respeitem e possibilitem o desenvolvimento da educação sexual em seu sentido múltiplo e plural. Pretendemos, portanto, subsidiar o debate sobre a formação das professoras e professores de Ciências em relação aos temas da educação sexual e gênero, oferecendo parâmetros para propostas de cursos de formação para a rede pública de ensino.
The present research aimed to investigate the conceptions of science teachers from three municipal schools of a city in the interior of São Paulo in relation to the implementation of Sexual Education as a transversal theme. As specific objectives, we sought to analyze whether issues related to sexuality and gender were present in these teachers’ pedagogical practices and how they were approached; to verify if the political pedagogical projects of the schools contemplated questions of sexuality and gender; to investigate in the teaching plans of these teachers the presence and the approach of the research theme; to investigate in the didactic materials used by these teachers the presence and approach of the research theme; to understand the reasons that influence the teachers to include in their practice the themes of gender and sexuality; to understand the approaches of these teachers in relation to the theme and the conceptions that support it, trying to relate them to their academic formation and their knowledge in this area; and to investigate whether the recent controversies about the teaching of gender issues in schools influence the approach of this theme by the teachers. We used as methodology the development of semi-structured interviews as well as the documentary analysis of political-pedagogical projects, teaching plans and didactic materials. The analysis of the data, based on the Content Analysis, showed that the subjects are treated in a reductionist and hygienist manner, without concern for social, cultural and psychological factors, which can lead to a compromise in the quality of life of the students and teachers' practices. In addition, teachers point to the lack of initial and continuing training to work with the topics in the classroom. Another relevant aspect is the influence of ultraconservative political and social movements in the practice of these teachers. From the results of the research it was evident the urgency to rethink the initial and continuous formation of the science teachers’, in order to enable practices that respect and enable the development of sexual education in its multiple and plural sense. We intend, therefore, to subsidize the debate about the formation of science teachers’ in relation to the themes of sex education and gender, offering parameters for proposals of training courses for the public-school system.

Descrição

Palavras-chave

Educação sexual, Gênero, Ensino de ciências, Concepções docentes, Sex education, Gender, Science teaching, Teachers conceptions

Como citar