Comunicação digital e competência comunicativa: análise de recursos, produção, usabilidade e eficácia da comunicação no contexto do legislativo municipal bauruense

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Data

2018-08-30

Autores

Nascimento, Paulo Henrique Ferreira

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar os aspectos mais importantes na construção e utilização das competências ou habilidades comunicativas e a usabilidade das redes sociais por políticos para com seu público-alvo, como condutores da comunicação e geradores de elementos de inovação no discurso político atual, que tem exigido cada vez mais transparência e legitimidade. É importante ressaltar que num cenário contemporâneo, a comunicação política objetiva transmitir informação e anseia que esta tenha sentido e seja assimilada pelo público-alvo, gerando o benefício da informação das políticas governamentais e o atendimento das demandas mais diversas da população. Assim, a relação entre político e eleitor na contemporaneidade se assemelha à das marcas e produtos inseridos na sociedade em rede que estão sujeitas às mudanças nas relações sociais. Parte-se do pressuposto de que a forma como a comunicação política é direcionada e se relaciona com os eleitores em potencial, principalmente no ambiente digital, criam um elo de proximidade e desenvolvem um forte elemento indutor para o processo de relacionamento. Através do enriquecimento de repertório gerado pelo desenvolvimento das habilidades em competência comunicativa e usabilidade haverá uma melhoria dos processos de comunicação resultando na geração de conteúdo menos funcionalista e uma comunicação assimétrica e bilateral. Portanto, o objetivo é estudar a importância da competência comunicativa e usabilidade e os processos da produção de sentido na comunicação de um político, proporcionando uma visão geral das abordagens contemporâneas e oferecendo uma contribuição que abrirá um leque maior de possibilidades para o estudo do assunto.
This work aims to analyze the most important aspects in the construction and use of communicative skills or abilities and the digital usability by politicians towards their target audience, as drivers of communication and generators of elements of innovation in the current political discourse that has increasingly demanded transparency and legitimacy. It is important to emphasize that in a contemporary scenario, aims to transmit information and longs for it to be understood and assimilated by the target public, generating the benefit of information on government policies and the the population. Thus, the relation between politician and voter in the contemporaneity resembles that of the brands and products inserted in the network society that are subject to the changes in the social relations. It is assumed that the way in which political communication is directed and related to potential voters, especially in the digital environment, creates a close link and develops a strong inductive element in the relationship process. Through the enrichment of repertoire generated by the development of skills in communicative competence and digital usability there will be an improvement of the communication processes resulting in the generation of less functional content and an asymmetric and bilateral communication. Therefore, the objective is to study the importance of communicative competence and digital usability and the processes of the production of meaning in the communication of a politician, providing an overview of contemporary approaches and offering a contribution that will open a range possibilities for the study of the subject.

Descrição

Palavras-chave

Usabilidade digital, Comunicação política, Redes sociais, Facebook, Interação, Digital usabilty, Political communication, Social media, Interaction

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