Ciências, ensino de ciências e experimentação: concepções dos alunos de licenciatura em pedagogia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-08-14

Autores

Lomba, Thiago Renato

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Partindo do pressuposto da importância do conhecimento científico para todos, ainda que em diferentes graus, e da possibilidade de que seja ensinado na escola básica e mais especificamente nas séries iniciais do ensino fundamental e da educação infantil, e entendendo que, possuir concepções válidas sobre a Ciência e seu ensino, não garantem que o comportamento docente seja coerente com essas concepções, e que, entretanto, possui-las constitui um requisito necessário; propomos no presente trabalho investigar a seguinte questão: “Quais as concepções dos estudantes de Licenciatura em Pedagogia sobre Ciências, Ensino de Ciências e Experimentação?”. Utilizamos para a coleta de dados, um questionário contendo cinco questões abertas, disponibilizado através da plataforma Survey Monkey. Esta pesquisa pode ser caracterizada como de natureza aplicada e de abordagem qualitativa. Os nossos sujeitos foram os alunos dos quatro anos do curso de Licenciatura em Pedagogia, de uma universidade pública do estado de São Paulo. As respostas foram agrupadas utilizando categorias definidas antes e também depois. Foram utilizados princípios básicos da análise de conteúdo. Sobre a concepção de Ciências, um dos resultados é que ela aparece fortemente ligada à ideia de conhecimento. No ensino e aprendizagem de Ciências, embora o grupo tenha destacado prioritariamente, aspectos de sua formação ligados a uma concepção tradicional de ensino, notam-se aspectos ligados à centralidade do processo de ensino e aprendizagem nos alunos como fundamentais, quando indagados a respeito da forma como o ensino de Ciências deve acontecer. A respeito das concepções de experimentação do grupo, elas vão desde definições mais amplas de experiência, até a ideia de atividades práticas para a aplicação de uma teoria específica.
Based on the importance of scientific knowledge for everybody, even though in different levels and with the possibility of being taught in elementary schools, especially in the first years of this basic stage of formal education and, understanding that having acceptable conceptions of science and its teaching do not guarantee that teachers behavior be consistent with these conceptions and having them as a necessary requirement, the purpose of this work is investigate the following question: “What are the pedagogy students conceptions of science, scientific teaching, and experimentation?” A fivequestion questionnaire was used for data collection and the questions are available on Survey Monkey platform. The research can be considered as an applied nature and qualitative approach one. Our subjects are 4-year pedagogy students from a public university in São Paulo. The answers were grouped in defined categories before and after. Basic principles of content analysis were used. About the group's science conception, one of the results is its strong appearance related to the notion of knowledge in the teaching and learning of science, despite the group has primarily emphasized, aspects of its formation which be related to a traditional conception of education, aspects also related to the the centrality of the teaching and learning process are seen as fundamental by the students, when they were asked about how teaching method in science should happen. Regarding the group's conceptions of experimentation, they range from broader definitions of experience to the idea of practical activities of a specific theory.

Descrição

Palavras-chave

Ciências, Ensino de ciências, Experimentação, Pedagogia, Science, Science education, Experimentation, Pedagogy

Como citar