A escultura cerâmica e a partilha de conhecimento nas obras de Vilma Villaverde e Virgínia Fróis

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-08-28

Autores

Santos, Elaine Regina dos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta tese defende a relevância da cerâmica na arte, bem como seu importante aspecto político, educacional e social. O trabalho teve como principal objetivo o estudo e a reflexão sobre o processo de formação, produção em escultura cerâmica e a atividade didática das artistas contemporâneas Vilma Villaverde, da Argentina, e Virgínia Fróis, de Portugal, que têm o corpo como temática em seus trabalhos artísticos. Neste âmbito, a pesquisa reflete sobre o contexto histórico da produção artística feminina, a presença do corpo na escultura, o papel da argila na escultura moderna e contemporânea, processos e procedimentos na criação das artistas selecionadas, seus mestres e influências herdadas, a instituição de centros de formação em arte, especialmente em seus países, bem como a atribuição do artista-professor. Como resultado a pesquisa enfatiza a forma como as artistas se consolidaram e como aliam suas criações artísticas ao seu trabalho de ensino, e como se dá a partilha de conhecimento.
This thesis defends the relevance of the certamic art, as well as the importance of its political, educational and social aspect. The main objective of this work was the study and reflection on the process of formation, production in ceramic sculpture and the didactic activity of the contemporary artists, Vilma Villaverde of Argentina and Virginia Fróis of Portugal, who have the body as theme in their art work. In this way, the research reflects on the historical context of female artistic production, the presence of the body in sculpture, the role of clay in modern and contemporary sculpture, the processes and procedures in the creation of the selected artists, their masters and the inherited influences, and the establishment of training centers in art, especially in their countries, as well as the role of the artist-teacher. As a result the research emphasizes how artists have been consolidated and how they have combined their artistic creations with their teaching work and how knowledge is shared.
Esta tesis defiende la relevancia de la cerámica en el arte, así como su importante aspecto político, educativo y social. El objetivo principal de este trabajo fue el estudio y la reflexión sobre el proceso de formación, producción de la escultura de cerámica y la actividad de enseñanza de las artistas contemporáneas Vilma Villaverde, Argentina, y Virgínia Fróis, de Portugal, que tienen el cuerpo como un tema en sus trabajos artísticos. En este ámbito, la investigación reflexiona sobre el contexto histórico de la producción artística femenina, la presencia del cuerpo en la escultura, el papel de la arcilla en la escultura moderna y contemporánea, procesos y procedimientos en la creación de las artistas seleccionadas, sus maestros e influencias heredadas, y el estabelecimiento de centros de formación en arte, especialmente en sus países, así como el papel del artista-maestro. Como resultado, la investigación enfatiza cómo las artistas se han consolidado y cómo alían sus creaciones artísticas a su trabajo de enseñanza, y cómo se da el compartir de conocimiento.

Descrição

Palavras-chave

Vilma Villaverde, Virgínia Fróis, Escultura cerâmica, Artistas como professores, Mulheres artistas, Corpo, Vilma Villaverde, Virgínia Fróis, Ceramic sculpture, Artists as teachers, Women artists, Body, Vilma Villaverde, Virgínia Fróis, Escultura cerámica, Artistas como profesores, Mujeres artistas, Cuerpo

Como citar