Fundamentos, características e resultados do Regime de Metas de Inflação no Brasil e no mundo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-08-30

Autores

Correia, Ederson Souza [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Dentre os vários trabalhos publicados sobre o Regime de Metas de Inflação (RMI), poucos procuram comparar o desenho do arranjo institucional escolhido pelos países que usam este regime com os resultados e impactos sobre as principais variáveis macroeconômicas. Deste modo, o objetivo central desse trabalho consistiu em identificar, analisar e comparar o desenho institucional do quadro de metas de inflação com os resultados obtidos pelos países que usam o Regime de Metas de Inflação, com ênfase no desempenho brasileiro em relação aos seus pares emergentes e da América do Sul que usam esse regime de política monetária. Foi realizada uma breve apresentação dos principais fundamentos teóricos e empíricos do RMI e das principais críticas feitas a este regime. Em seguida, foram identificados os diversos formatos que o regime pode assumir e as escolhas feitas pelos países na formatação do arranjo em relação a quatro elementos fundamentais: o nível da meta, o tipo da meta, o índice de preços oficial usado e o horizonte alvo. A combinação desses elementos determina o grau de rigidez do arranjo institucional. Foram comparados os resultados obtidos por países desenvolvidos e emergentes em relação ao nível e volatilidade da inflação e cumprimento da meta. Também foi comparado o desempenho do Brasil em relação às principais variáveis macroeconômicas com o desempenho de outros países que usam este regime há pelo menos uma década e encontram-se no mesmo estágio de desenvolvimento – emergentes. Os resultados encontrados apontaram diferenças significativas quanto ao desempenho da inflação e cumprimento da meta entre países targeters desenvolvidos e emergentes, estes últimos têm maiores dificuldades em cumprir as metas e apresentam, em geral, inflação média próxima do limite superior estabelecido. Embora possua uma das maiores metas de inflação e margem de tolerância relativamente alta, o desenho do regime de metas de inflação no Brasil caracteriza-se como rígido em função do horizonte de tempo estabelecido para o alcance da meta: o ano calendário, por ser um horizonte curto e fixo. Mesmo recorrendo a elevadas taxas de juros, reais e nominais, quando comparadas às praticadas no mundo, o país figura entre os que registraram as maiores taxas médias de inflação e maiores desvios em relação à meta estabelecida. Além disso, o país apresentou baixo crescimento e instabilidade cambial. Conclui-se que o combate à inflação é importante e não pode ser abandonado, porém as dificuldades do Brasil em reduzi-la, mesmo sob um RMI rígido, que resulta em elevadas e voláteis taxas de juros, apontam para a necessidade de adicionar outras estratégias.
Among several works published about Inflation Targeting regime (IT), a few of them attempt to compare the design of the institutional settlement chosen by countries which use this strategy with results and impacts over the main macroeconomic variables. Therefore, the main purpose of this study consists of identifying, analyzing and comparing the institutional design from the inflation targeting table with the results obtained by countries that apply the Inflation Targeting Regime, focused on Brazil’s performance compared with its emerging counterparts in South America which use this monetary policy. A brief presentation of the main theoretical and empirical foundations on IT and the primary critics to this system. Secondly, the various formats this system may assume were identified, as well as the choices made by countries for the settings of the system related with four essential elements: target level, target type, the official price index and the target perspective. The combination of these elements determines the level of rigidity for the institutional design. Results obtained by emerging and developed countries were compared in relation with the level and volatility of inflation and target achievement. In addition, in relation with the main macroeconomic variables, Brazil’s performance was compared to other countries that apply this system for at least ten years and which are currently in the same development stage (emerging). The obtained data indicate significant differences regarding the inflation development and the target achievement among developed and emerging targeters. The latter have more difficulties to accomplish targets and, in general, they have a mean inflation close to the defined upper limit. Although having one of the largest inflation targets and a relatively high tolerance, the design of Brazil’s inflation targeting is characterized as rigid due to a time horizon defined for target achievement: a oneyear time horizon, as it is a fixed short horizon. Even using high real and nominal interest rates when compared to rates throughout the world, this country is highlighted among those which have the highest mean inflation rates and the highest deviations recorded in relation with the defined target. Also, the country has low growth and exchange-rate instability. We have concluded that fighting inflation is important and this strategy cannot be abandoned. However, the difficulties for reducing it in Brazil, even under a rigid IT – what results in high and volatile interest rates – point to the need of adopting new strategies

Descrição

Palavras-chave

Regime de Metas de Inflação, Política monetária, Novo Consenso Macroeconômico, Arranjo institucional, Desenho rígido, Inflation Target, Monetary policy, New Macroeconomic Consensus, Institutional arrangement, Hard design

Como citar