Características de Altas Habilidades/Superdotação em Aluno Precoce: um Estudo de Caso

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Data

2016-06-01

Autores

Martins, Bárbara Amaral
Chacon, Miguel Claudio Moriel

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Editor

Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE

Resumo

ABSTRACT Precocity is a phenomenon still little studied nationally. Thus, investigations about students who demonstrate prematurely developed skills are considered relevant in order to contribute to the growth of scientific knowledge on the subject. In this context, the objective this study was to verify whether one precocious student presented high abilities/giftedness features according to the literature, in particular those related to creativity and learning. Data were collected through observations of this student in reading and writing school situations. Interviews were conducted with his parents. Observations were recorded in field diaries, while the interviews were recorded and transcribed in full. The analysis was qualitative. The results showed the presence of high ability/giftedness characteristics in student's behavior and pointed to the need for educational care to consider and respect his peculiarities and encourage the development of his potential, but without losing sight of his needs characteristically of childhood.
RESUMO a precocidade é um fenômeno ainda pouco estudado nacionalmente. Desse modo, considera-se relevante o empreendimento de investigações acerca de estudantes que demonstram habilidades precocemente desenvolvidas a fim de contribuir para o crescimento do conhecimento científico sobre a temática. Frente a essa problemática, o objetivo deste estudo foi verificar se um aluno precoce apresentava características de altas habilidades/superdotação de acordo com literatura, em especial as que se relacionam à criatividade e à aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de observações desse aluno em relação à leitura e escrita em situações escolares. Também foram realizadas entrevistas com seus pais. As observações foram registradas em diários de campo, ao passo que a entrevista foi gravada e integralmente transcrita. A análise ocorreu qualitativamente. Os resultados demonstraram a presença de características de altas habilidades/superdotação no comportamento do aluno e apontaram para a necessidade de atenção educacional que considere e respeite suas peculiaridades e estimule o desenvolvimento de suas potencialidades, porém, sem perder de vista suas necessidades próprias da infância.

Descrição

Palavras-chave

Special Education, Precocity, High Abilities, Giftedness, Educação Especial, Precocidade, Altas habilidades, Superdotação

Como citar

Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 22, n. 2, p. 189-202, 2016.

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