Análise de dissertações e teses brasileiras de Educação Ambiental: compreensões elaboradas sobre o tema mudanças climáticas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-03-01

Autores

Reis, Danielle Aparecida Dos
Silva, Luciano Fernandes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.

Resumo

Abstract This work presents the results of a research project that aimed at analyzing the understandings of controversies and complexities inherent to the topic of climate change elaborated within the field of environmental education (EE). The corpus has been constructed by means of the analysis of dissertations and theses in the EE area that had climate change as a central aspect of their research objectives. The documental corpus is dissertations and thesis in the field of EE education concluded between 1987 and 2010 selected from the CAPES Thesis and Dissertation Database. Eleven dissertations have been selected and then analyzed using Content Analysis procedures. The results suggest that the EE field provides significant information on climate change but reveals little of its complexities and controversies. It can be thus be argued that controversies are focused on in few works, and scientific controversies related to the phenomenon are the most frequent ones.
Resumo Este trabalho apresenta os resultados de um estudo cujo objetivo foi analisar as compreensões elaboradas pelo campo de pesquisa em Educação Ambiental (EA) sobre controvérsias e complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas. Os dados foram construídos a partir da análise de dissertações de EA que abordam o tema mudanças climáticas de maneira central em seus propósitos investigativos. Para a delimitação do corpus documental, realizou-se um levantamento bibliográfico das teses e dissertações de EA - constantes no Banco de Teses da CAPES - que foram defendidas entre 1987 e 2010, sendo selecionadas 11 dissertações. Os trabalhos foram analisados tomando como referência os procedimentos da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que o campo da EA apresenta informações importantes sobre as mudanças climáticas, entretanto, pouco revela sobre as suas complexidades e controvérsias. Conclui-se que, embora sejam enfocadas por poucos trabalhos, as controvérsias científicas associadas ao fenômeno são as mais recorrentes.

Descrição

Palavras-chave

Climate change, Environmental education, Bibliographic research, These, Dissertation, Mudança climática, Educação Ambiental, Levantamento bibliográfico, Tese, Dissertação

Como citar

Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 22, n. 1, p. 145-162, 2016.

Coleções