A pedagogia socialista e os cursos integrados em agropecuária do Centro Paula Souza: contradições e limites

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-10-16

Autores

Borro, Aline Valente Nunes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar, com base nas obras de pensadores da tradição marxista, especialmente Pistrak (2000, 2009, 2015), contradições e limites entre os princípios da pedagogia socialista e a organização didático-pedagógica observada nos cursos de Ensino Técnico Integrado ao Médio em Agropecuária, ofertados em escolas agrícolas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Para tanto, realizou-se revisão bibliográfica e estudo documental acerca da Educação Técnica de Nível Médio no Brasil, no Centro Paula Souza e sua organização, e os princípios que orientam a pedagogia socialista. Embora a escola tecnológica supracitada insira-se no paradigma tecnocrata, eivada de procedimentos protocolares e burocráticos, por suas diversas especificidades, observou-se que os cursos de Ensino Técnico Integrado ao Médio em Agropecuária, se comparados a outros cursos técnicos e, especialmente, aos cursos de Ensino Médio Propedêutico e demais cursos integrados, apresentam especificidades que contradizem os princípios mercadológicos do Centro Paula Souza, porém não convergem com os princípios da pedagogia pensada pelos socialistas.
This research aims at analyzing, based on Marxist tradition thinkers, especially in Pistrak (2000, 2009, 2015), contradictions and limits between the principles of socialist pedagogy and the didactic-pedagogical organization in the course in Agriculture integrated with High School, offered in agricultural schools of Centro Paula Souza. For that, a bibliographical and documentary review was done about Technical Education in Brasil, at Centro Paula Souza and its organization, and principles that guide socialist pedagogy. Although that school is based on a technocratic paradigm, with protocol and bureaucratic procedures, by means of its various specificities, it is observed that the course in Agriculture integrated with High School, compared to other courses, would contradict the marketing principles of Centro Paula Souza, but do not converge with principles of pedagogy thought by the socialists.

Descrição

Palavras-chave

Pedagogia socialista, Educação tecnológica, Centro Paula Souza, Ensino técnico integrado ao médio em agropecuária, Socialist pedagogy, Technological education, Integrated education in agriculture

Como citar