O ensino de evolução biológica sob o olhar da Pedagogia Histórico Crítica: em busca das significações dos professores de Biologia

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Data

2018-05-25

Autores

Beduschi, Rian Stenico

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O conteúdo de Evolução Biológica, ao longo de seu desenvolvimento histórico, influenciou de maneira profunda a humanidade, tanto sob o viés científico quanto social. Frente a isso, esse tema é considerado atualmente o eixo unificador das Ciências Biológicas. Muitos são os trabalhos que abordam essa temática, porém poucos apresentam um posicionamento crítico, ou seja, não exploram as relações entre os processos de conhecimento humano e as possibilidades de transformação social. Nosso objetivo, neste trabalho, é compreender as significações dos professores de biologia a respeito do conteúdo de evolução biológica e explorá-las com base nas contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. Entendemos como significação a unidade dialética entre os significados (produtos socioculturais) e os sentidos (produtos subjetivos) que constituem a realidade dos indivíduos. Para alcançar nosso objetivo, elaboramos um roteiro de entrevista semiestruturada e realizamos um total de três entrevistas. Por meio do procedimento metodológico de elaboração de núcleos de significação, analisamos e interpretamos essas entrevistas. Todas as análises e interpretações ocorreram sob os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, o que nos permitiu evidenciar os limites e as possibilidades de um ensino de evolução biológica pautado nessa pedagogia.
The content of biological evolution, throughout its historical development, profoundly influenced the humanity, both under the scientific and social bias. Therefore, this theme is currently considered the unifying axis of Biological Sciences. Many researchers study this theme, but few present a critical position, that is, they do not explore the relations among the processes of human knowledge and the possibilities of social transformation. The aim of this work is understand the meanings of biology teachers regarding the biological evolution content and to explore them based on the contributions of Historical-Critical Pedagogy. We understand as meaning the dialectical unity among social meanings (sociocultural products) and the personal sense (subjective products) that constitute individuals reality. For this, we developed a semi-structured interview script and conducted a total of three interviews. Through the methodological procedure of elaborating signification cores, we analyzed and interpreted these interviews. All analyzes and interpretations occurred under the assumptions of Historical-Critical Pedagogy, which allowed us to highlight the limits and possibilities of a biological evolution teaching based on this pedagogy.

Descrição

Palavras-chave

Pedagogia histórico-crítica, Ensino de evolução biológica, Sentidos e significados, Historical-critical pedagogy, Teaching of biological evolution, Senses and meanings

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