A Historieta que conta a História: a realidade narrada por Quino em seu quadrinho Mafalda

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-11-09

Autores

Daniel, Ana Paula

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Partindo das premissas de que os intelectuais em sua produção se relacionam dialeticamente com a realidade, e de que a obra de um intelectual transparece aspectos políticos, culturais e ideológicos do momento histórico em que a produção e o próprio intelectual se situam, propomo-nos a considerar as narrativas do quadrinista argentino Quino em sua obra Mafalda, de modo que esta produção seja tomada como fonte histórica, servindo de base para a construção de uma narrativa histórica acerca da época em que esta obra foi produzida e, ainda, do próprio autor enquanto sujeito histórico. Os quadrinhos têm grande impacto social por se valerem de estratégias linguísticas e imagéticas ligadas à cultura de massa e à indústria cultural, influenciando ideologicamente sua recepção e os modos da sociedade de abstrair a realidade. Pensando no contexto latinoamericano da época na qual se situa a obra Mafalda de Quino, encontramos uma plêiade de intelectuais que elaboram esquemas para a compreensão da realidade que os cerca, ressudando suas relações dialéticas com o mundo em suas obras. Nesse sentido, tanto a revisão da literatura produzida sobre estes assuntos -- as teorias linguística e cultural sobre os quadrinhos, e os estudos acerca do papel do intelectual na América Latina, além da análise de quadrinhos da Mafalda, visando desvelar seu teor ideológico, político e cultural que reflete a postura do próprio artista -- são os meios mais pertinentes para a condução desta pesquisa. Assim, esperamos contribuir para o enriquecimento das construções das narrativas históricas acerca do período estudado, apontando aspectos culturais, políticos e ideológicos tanto da realidade narrada através da obra de Quino quanto do próprio artista.
Based on the premise that intellectuals relate dialectically with reality on their productions, and on that the work of an intellectual transpire political, cultural and ideological aspects of the historical time in which both the intellectual and its work are, we propose to consider the narratives by Argentinian comic-stripe writer Quino on his work Mafalda, in a way that his production may be taken as historical source, serving as groundwork to the construction of a historical narrative about the epoch in which his work was produced and, yet, about the author himself as historical subject. Comic-stripes have great social impact because they take advantage on linguistic and imagetic strategies associated to mass culture and industry of culture, influencing ideologically its reception and the ways society abstracts reality. Taking on account Latin-american context on the time in which Mafalda by Quino was produced, we find a pleiad of intellectuals that elaborate schemes to comprehend the surrounding reality, exuding their dialectical relations with the world on their works. In this sense, in so far the review of the literature produced on these matters – the linguistic and cultural theories about comic-stripes, as studies about the role of the intellectual on Latin America, yonder the analysis of Mafalda comic-stripes, with the purpose of unveiling its ideological, political and cultural tenor that reflects the artist own positions – are the most pertinent means to conduct such research. Thus, we hope to contribute on the enrichment of the constructions of historical narratives about the considered period, pointing out cultural, political and ideological aspects, in so far as about the narrated reality through Quino’s work as well as about the artist himself.

Descrição

Palavras-chave

História Intelectual, Quadrinhos, Mafalda, Quino, Intellectual History, Comic-stripes

Como citar