Espaço inventado: o teatro pós-dramático na escola

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008-12-01

Autores

André, Carminda Mendes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação

Resumo

Com a publicação da lei n. 9394/96, a arte integra-se ao currículo do ensino básico como área de conhecimento. Neste ensaio, problematiza-se essa nova condição da arte na escola, refletindo a particularidade da experiência artística em relação às outras disciplinas, de modo a não se descaracterizar o que é próprio dela. A partir do entendimento de que a presença da arte é provocadora de mudanças, busca-se observar aquilo que, na escola, é necessário ser tocado por ela. Esse olhar investigativo flagra uma cena de destruição, com problemáticas muito próximas daquelas expressas pelo teatro contemporâneo. Com isso, sugere-se aproximar a realidade escolar de formas do teatro pós-dramático, com o intuito de inventar espaços que possam vir a ser coletivos e que acolham o que se chamou de trocas de intimidades. Dessa aproximação, reitera-se o conceito de conhecimento como invenção, defendido por Michel Foucault, e detecta-se a necessidade de elaborar uma atitude docente que seja provocativa e crie ações educativas de tipo estratégico.
With the publication of the law nº 9394/96 in Brazil, the art belongs to the curriculum of the basic education as knowledge field. In the essay The invented space: the post-modern condition in the public brasilian school we suggest to render problematic this new condition about art in the school, reflecting over the particularity of the artistic experience in respect to the other disciplines in a way to not deprive of the characteristics of what is proper to art. Starting from the understanding that the art presence is provoker of changings, we seek to observe what, in the school, is necessary to be touched by it. This investigative look meets a destruction scene, with a set of problems very close to that ones expressed by the contemporary theater. With this, we suggest to approach the scholar reality to the post-dramatic theater forms with the intention of invent spaces that might be collectives and welcome what we called intimacy changes. From this approach, we reiterate the concept of knowledge as invention defended by Michel Foucaut and we find out the necessity of elaborate an academician attitude that be provocative and which creates strategic kind of educational actions.

Descrição

Palavras-chave

Teatro Pós-Dramático, Educação, Conhecimento, Education, Post-Dramatic Theater, Knowledge

Como citar

Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, n. 48, p. 125-141, 2008.