Artigos - Artes Plásticas - IA

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  • ItemTese de doutorado
    Artivismo: uma revolução híbrida permanente
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-11) Boas, Alexandre Gomes Vilas; Romagnolo, Sérgio Mauro; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente Tese de Doutorado foi desenvolvida em duas vertentes: teórica, com estudos sobre Artivismo; e criativa, com a realização de uma prática artivista deste pesquisador, tanto individualmente quanto coletivamente junto ao grupo Coletivo Ateliê 308. A pesquisa teórica investigou o princípio híbrido do Artivismo, no contexto do “Hibridismo em Artes”, das “Hibridações de Meios, Sistemas e Poéticas” e “Heurística Híbrida” das pesquisas de Agnus Valente, aplicando esses conceitos para investigar a hibridação de Arte e Política, inerente ao Artivismo, bem como as hibridações desenvolvidas no processo de criação de artivistas e coletivos artivistas, pela multiplicidade de meios e linguagens articulada em suas ações, e pela tendência à criação coletiva, resultando na percepção de que uma das forças revolucionárias do Artivismo reside em seu caráter híbrido. O texto apresenta uma reflexão sobre o Artivismo dentro do panorama contemporâneo, tendo como ponto de partida a frase “A revolução não será televisionada” da canção de Scott Heron, cuja apropriação por vários grupos em diferentes momentos de embate sociopolítico revelam a necessidade recorrente da conjunção de Arte e Política. A pesquisa investiga a evolução dos espaços de trabalho, com um levantamento histórico das formas primitivas de ateliê até os dias atuais, apontando o caráter político da transferência do ateliê do espaço privado para o público. Os conceitos de “Campo Ampliado” de Rosalind Krauss e “Não-lugar” de Marc Augé embasam as reflexões sobre o lugar do ateliê e de outros espaços na produção atual, considerando o urbano e, sobretudo, o virtual como espaços de atuação por excelência do Artivismo Contemporâneo. Nessa perspectiva, apresenta estudos de caso de ações que estabelecem relações entre uma poética artivista e formas híbridas de produção, tendo como referência intervenções urbanas na Ocupação Prestes Maia, e o caráter contestatório da Arte Correio, com foco no contexto histórico-político de suas atividades. A pesquisa artística pautou-se por ações artivistas de intervenção urbana do Coletivo Ateliê 308 em Guarulhos. Tendo como referência a Teoria da Deriva de Guy Débord e os conceitos de “Campo Ampliado”, de “Não-Lugar’, já mencionados, e de “Estética Relacional” de Bourriaud, as ações evocam histórias narradas, invisibilidade, apagamento e memória, através de desenhos, pinturas e gravuras produzidos durante as derivas, articulando o acesso híbrido das obras nas ruas da cidade com QR-Codes e vídeos hospedados na internet que podem ser acessados por todos e de qualquer lugar. Em suma, considerando sua importância na atualidade, parece-nos que o Artivismo vem se configurando como uma nova Área de Conhecimento, não pertencendo nem à área de Artes e nem de Política, ou Ciências Políticas, uma vez que pelo amálgama da hibridação de Arte e Ativismo, representado de forma inseparável no neologismo, o conceito não se enquadra adequadamente em nenhuma das áreas específic
  • ItemTese de doutorado
    Criação artística em percursos híbridos: ser híbrido-multissistemas e ser trans-híbrido entre meios, sistemas e poéticas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-29) Dias, Deni; Valente, Agnus; Romagnolo, Sergio Mauro; Instituto de Artes
    A presente pesquisa de Doutorado propõe investigar e refletir como se desenvolve o processo de criação num conjunto de projetos artísticos realizados coletivamente e/ou em coautoria, dentro e fora da sala de aula, tendo a linguagem das Artes Visuais como propulsora de hibridações de materiais, linguagens, conceitos, ideias e processos de criação. Caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, apresenta um estudo voltado para a produção do artista/pesquisador e artista/professor em suas múltiplas funções nos referidos projetos. A metodologia aplicada baseia-se na dialética de um processo de ação/reflexão, ou seja, de prática, com as produções artísticas coletivas e híbridas, com materiais e linguagens diversificados e vivências coletivas; e de teoria, com estudos de caso dos projetos coletivos no contexto do Hibridismo em Artes, compreendido enquanto misturas no processo de criação, e dos conceitos de Hibridações de Meios, Sistemas e Poéticas, bem como de Trans-Hibridações, de Agnus Valente, que se relacionam com a produção artística desenvolvida. O resultado da pesquisa consiste na contribuição aos estudos do Hibridismo em Artes e dos processos criativos híbridos com a formulação do conceito de Ser Híbrido-Multissistemas para definir o ser híbrido do artista/professor que acumula os papéis de artista, professor, propositor e curador, transitando numa hibridação de sistemas artísticos e não artísticos; e, em complemento, do conceito de Ser Trans-Híbrido, para definir o ser híbrido do artista/professor e dos artistas/alunos que promovem trans-hibridações, criando obras que acumulam diferentes modalidades de hibridações em sua forma artística. Por sua abrangência, os conceitos formulados podem ser aplicados para além do contexto pedagógico da pesquisa, como contribuições a todo indivíduo envolvido em processos híbridos de criação artística.
  • ItemTrabalho apresentado em evento
    Intelligence and consciousness in the machinic extensions of the human body
    (Assoc Computing Machinery, 2019-01-01) Hildebrand, Hermes Renato; Sogabe, Milton Terumitsu; Fogliano, Fernando Luiz; Blumenschein, Julia Camille; Leote, Rosangela da Silva [UNESP]; ACM; Arantes, P.; Sa, V. J.; DaVeiga, P. A.; Fernandes-Marcos, A.; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Univ Anhembi Morumbi; SENAC; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    The questioning about intelligence and consciousness in machines is discussed here, departing from the observation of the human body extensions used to amplify the human potential. Therefore, we approach types of machinic extensions, understood as muscular, sensory and cerebral, and going to the concepts of intelligence and artificial awareness. In this context, the use of such technologies in the creative construction of Art is presented, including Generative Art. It is intended that the debate about the possibility that, in the future, machines will be able to create and thus be considered conscious and intelligent.
  • ItemArtigo
    Original decoloniality, mestizo baroque and territory in Latin America (from the Rosario of Puebla to Santa María Tonantzintla of Cholula, México)
    (2022-09-05) DA COSTA, Everaldo Batista; Tirapeli, Percival [UNESP]; Moncada, José Omar; Universidade de Brasília (UnB); Universidade Estadual Paulista (UNESP); Universidad Nacional Autónoma de México
    The artistic, architectural and historical importance of the Rosario Chapel (Puebla) and the Church of Santa María Tonantzintla (Cholula), in Mexico, considering the small number of studies that relate these temples, makes it a challenge to analyze them simultaneously. Therefore, the objective of this article is to identify aesthetic elements that distinguish, throughout artistic miscegenation, an original decoloniality as an indigenous praxis of re-existence in the New World, after Tonantzintla. This demands an ontological exercise on being, duration and the irruption of aesthetic praxis in the native from the colonizing process and territorial conquest. Indigenous practices, expressions, objects or strategies that demarcate objection to colonial violence are pointed out, using the mechanisms of the Conquest itself, such as the Church and the baroque style. Four fieldworks were carried out, with direct observation, production of images and a detailed description of the ornamentation of the temples. The framework intersects the history and philosophy of the Latin American baroque, decolonial theory and the aesthetic dimension of the temples decoded by its most noteworthy interpreters.
  • ItemArtigo
    Lagoinha B
    (Universidade Federal Fluminense, 2021-01-01) Gervilla, Lucas Rossi [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Lagoinha B é – ou deveria ser – um conjunto habitacional formado por 66 casas, na cidade de Lagoinha, estado de São Paulo. As obras começaram em 2018. Menos de um ano depois, a construtora responsável abandonou os trabalhos. Não se sabe onde foram parar os cinco milhões e novecentos mil reais destinados à construção. 66 fa-mílias permanecem sem direito à moradia. O canteiro de obras converteu-se em um cenário que o artista Robert Smithson chamaria de “ruínas ao contrário”, pois as es-truturas começaram a ruir antes mesmo de ficarem prontas.
  • ItemArtigo
    Fora da capital: oficina de documentários em vídeo digital
    (UDESC, 2020-09-14) Gervilla, Lucas Rossi [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Documentários sempre estiveram no centro das discussões cinematográficas, seja pelas suas semelhanças e/ou diferenças com a ficção, pela sua liberdade estética ou vanguardismo. Atualmente, a tecnologia digital permite que documentários sejam produzidos e distribuídos em curtíssimos intervalos de tempo. Esses fatores têm gerado um número crescente de interessados na produção documental. A partir desse ponto, foi criada, pelo próprio autor, a oficina Documentários em Vídeo Digital, cujo o principal objetivo é compartilhar com os participantes ferramentas para que esses possam contar suas próprias histórias. O artigo trata dos processos de criação, metodologia e desenvolvimento da atividade em mais de 40 cidades do estado de São Paulo; e o processo de realização do documentário longa-metragem Fora da Capital, resultante das oficinas. Também é apresentada uma breve retrospectiva histórica do documentário, a constante de evolução de sua linguagem e seus atuais desdobramentos.
  • ItemArtigo
    Espaço urbano: território de interatividade
    (Unespar, 2020-11-25) Gervilla, Lucas Rossi [UNESP]; Demercian, Roseli Conceição de Moraes Rojas; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    São apresentados aspectos de como a relação entre arte e lugar vem se reconfigurando desde o início do século XXI, quando um número cada vez maior de artistas deixam os espaços expositivos convencionais e buscam novos lugares para realizarem seus trabalhos. Nesse contexto, o espaço urbano vem atraindo mais e mais artistas, se convertendo em um território interativo para a arte. A arte contemporânea, com sua linguagem híbrida, potencializa a interatividade nessa nova rede cognitiva, ao mesmo tempo que cria uma relação direta com a especificidade de cada lugar (site-specificity). A segunda parte do trabalho propõe uma investigação mais concisa de exemplos específicos em termos de instalações e exposições, como a série “Multidão”, de Lucas Bambozzi e “Masp.etc.br”, do grupo EMS21. Em conclusão, as complexidades atuais que se encontram representadas na arte podem ser ainda mais enriquecidas e desenvolvidas em termos estéticos quando a obra se encontra livre para ocupar espaços de exposição não tradicionais e fluir através da amplitude urbana como um componente orgânico da sua vida conceitual e material, em vez de permanecer confinada a espaços canônicos como as galerias e instituições culturais.
  • ItemArtigo
    Estéticas do abandono
    (Universidade Federal de Uberlândia, 2021-06-15) Gervilla, Lucas Rossi [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Estéticas do Abandono é um ensaio visual contendo doze imagens, feitas entre os meses de março a dezembro de 2020, que registram lugares abandonados: a Usina Hidrelétrica Dr. Geraldo Tosta em Bragança Paulista, a fábrica de panelas Trofa L em Campo Limpo Paulista e o campo de bocha do Parque da Aclimação na cidade de São Paulo. Construções que um dia significaram avanços sociais ou tecnológicos e, atualmente, vivem um estado ruinoso presente. O trabalho faz parte da atual pesquisa de doutorado do artista, em desenvolvimento no Instituto de Artes da Unesp.
  • ItemArtigo
    Edmur, o caminhão e documentários em primeira pessoa
    (Uva Limão, 2021-01-18) Gervilla, Lucas Rossi [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Resultado de reflexões feitas antes, durante e depois da realização do curta-metragem Edmur e o Caminhão (2018), dirigido pelo próprio autor e comissionado pelo Canal Futura. Trabalhando com o pensamento de teóricos e críticos do documentário contemporâneo como, Bill Nicholls, Jean-Louis Comolli, Jean-Claude Bernardet, Fernão Ramos e Consuelo Lins, o texto aborda diferentes formas de se pensar a criação do documentário em primeira pessoa e algumas proximidades desse formato de filme com a ficção. O autor apresenta anotações feitas durante as filmagens do curta-metragem e as analisa com base na fundamentação teórica.
  • ItemArtigo
    Documentários domésticos e desenvolvimento de projetos: oficinas audiovisuais durante a pandemia
    (2022-05-16) Gervilla, Lucas Rossi [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O autor descreve os processos de criação, desenvolvimento e desdobramento de dois projetos de formação audiovisual produzidos durante a pandemia: a oficina “Documentários Domésticos” e o programa “Orientação de Desenvolvimento de Curtas”. São abordados os desafios e os resultados obtidos em cada um deles, além das metodologias utilizadas.
  • ItemArtigo
    Caléndulas, nostalgia e ruínas
    (Centro de Investigação em Artes e Comunicação, 2021-02-22) Gervilla, Lucas Rossi [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Recorre-se ao trabalho artístico Caléndulas (2020), criado por Lucas Gervilla e Soledad Rolleri para estabelecer relações entre memória, esquecimento, ruínas e nostalgia, sempre com a mediação da arte. A obra trabalha com a estética do abandono e utiliza o universo ruinoso para se relacionar com o conceito de ruinofilia, criado por Svetlana Boym (2011). Os diferentes conceitos de nostalgia propostos pela autora russa também são debatidos no texto, bem como a ideia de lejanía presente na obra Sin, de Samuel Beckett.
  • ItemArtigo
    Artista-burocrata
    (Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2021-12-14) Gervilla, Lucas Rossi [UNESP]; Andrade, Patricia Lobo Ferraz de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente ensaio tem como objetivo apresentar uma nova categoria de trabalho nas artes, a qual os autores chamam de artista-burocrata. São apresentadas novas obrigações no processo artístico contemporâneo desse novo tipo de artista. No que diz respeito à metodologia, são brevemente levantadas algumas características, editais e mecanismos de fi nanciamento criados durante a pandemia, e como artistasburocratas tiveram que adaptar-se a elas. São mencionadas as principais habilidades necessárias nessa categoria e, por fi m, especula-se sobre possíveis desdobramentos futuros dessa nova profi ssão em um cenário pós-pandêmico.
  • ItemArtigo
    Arte em ruínas: aproximações e desdobramentos
    (ArteFilosofia, 2022-05-29) Gervilla, Lucas Rossi [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    São discutidas algumas das relações entre arte, lugares abandonados e ruínas. É feita uma breve retrospectiva histórica de artistas que trabalharam com essa temática no século XVIII. O texto recorre ao pensamento do autor Andreas Huyssen para discutir o se ntimento de nostalgia despertado por esses lugares e influências que ele pode ter na produção de arte contemporânea. São analisadas obras de artistas contemporâneos de diversos países que abordam o universo ruinoso em suas produções. O artigo procura ainda investigar como esse tipo de arte pode tensionar as relações entre memória e esquecimento e entre cultura e natureza.
  • ItemArtigo
    Falsa interface como recurso poético na obra interativa
    (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2014) Sogabe, Milton Terumitsu [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The concept of false interface is born of the observation and production of interactive installations mediated by digital technology. The false interface is not a technological interface that allows the public to interact with a digital system, but it is a poetic resource, generally an apparatus or craft object with which the public interacts with the artwork, which is a system. The false interface presents a physical relationship, a connection with the technological interface. The playfull audience relates with the false interface and technological interface goes unnoticed in the background, although it captures and send it to the system the public performance.
  • ItemTrabalho apresentado em evento
    The Imaginative Tradition of the Location of Mind in the Body: Art Contributions
    (2019-10-23) Oliveira, Hosana Celeste [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The main goal of the conference is to promote the interest in the current digital culture and its intersection with art and technology as an important research field, and also to create a common space for discussion and exchange of new experiences. It seeks to foster greater understanding about digital arts and culture across a wide spectrum of cultural, disciplinary, and professional practices. To this end, many scholars, teachers, researchers, artists, comput-er professionals, and others who are working within the broadly defined areas of digital arts, culture and education across the world, submitted their innovative work to the conference.
  • ItemTrabalho apresentado em evento
    SUBVERSION AND FAKE INTERFACE AS A POETTIC IN INTERACTIVE ART
    (Artech-international Assoc, 2015-01-01) Sogabe, Milton Terumitsu [UNESP]; Bidarra, J.; Eca, T.; Tavares, M.; Leote, R.; Pimentel, L.; Carvalho, E.; Figueiredo, M.; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemTrabalho apresentado em evento
    Interactive art and the production of energy from the audience
    (2017-09-06) Sogabe, Milton Terumitsu [UNESP]; Fogliano, Fernando; Peres, Carolina [UNESP]; Gazana, Cleber [UNESP]; Nunes, Fábio Oliveira [UNESP]; Steinberg, Mirian [UNESP]; Marques, Rodrigo Dorta [UNESP]; Nunes, Soraya Braz [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp); Centro Universitário SENAC
    This article presents reflections on the production and use of audience energy body in interactive installations. Mechanisms and symbolic-narrative meanings of the hand touch as well as the possibility of using the heat of the body as a poetic element and energy source in the work Toque are considered.
  • ItemTrabalho apresentado em evento
    Digital thinking in art and design
    (2017-09-06) Sogabe, Milton Terumitsu [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The article deals with how a thought acquired from experience in the exploration of a new technology, transforms the worldview, which is embodied in the production procedures with traditional materials and previous technologies, revealing possibilities not yet perceived. Digital thinking acquired in the stage of the digital revolution, period of shaking as an earthquake, is present in the post-digital era, period of incorporation and normalization of digital in daily life. This presence is pointed through art-technology and design products, which dont use digital technology, but which reveal aspects emphasized by the digital.
  • ItemTrabalho apresentado em evento
    Toque (Touch)
    (2017-09-06) Sogabe, Milton Terumitsu [UNESP]; Fogliano, Fernando; Peres, Carolina [UNESP]; Gazana, Cleber [UNESP]; Nunes, Fábio Oliveira [UNESP]; Steinberg, Mirian [UNESP]; Marques, Rodrigo Dorta [UNESP]; Nunes, Soraya Braz [UNESP]; Malva, Daniel Ribeiro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp); Centro Universitário SENAC
    The work of art Toque (2017), from the research group cAt, works with a poetic around issues such as sustainability and generation of clean energy, through the use of simple technical devices that generate the necessary electric energy for the interactive dynamics of the work. In this proposal, the heat of the hands of the public when in contact with peltier pellets produce an electric current capable of activating vibrating engines that vivify the work.
  • ItemArtigo
    The impact of the Chile an environment on the contemporary art work Fragmentos, by Ignacio Valdes
    (Univ Federal Espirito Santo, 2017-07-01) Wochler Pelaes, Maria Lucia; Stori, Norberto [UNESP]; CAPES; Univ Presbiteriana Mackenzie; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    This article presents a study on the relationship between the natural environment of Chile and its effects on work Fragmentos - Notas sobre una falla sismica, of the visual artist Ignacio Vald6s (1956-): recognized as one of the most significant artists of Latin America. Encapsulated by the catastrophic state, Valdes made this environmental impact and its emotional effect in the work Fragmentos, exhibited at the Museo de Arte Contempornneo de Chile, in Santiago, from June 9 to 07 August 2016. This work consists of a set of sculptures resulting aesthetic development of the wreckage of a house affected by the earthquake effects occurred on february 27, 2010 in Chile.