Uma proposta para o estudo de alguns conceitos envolvendo funções apoiada pelo software Geogebra

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-12-04

Autores

Moreira Júnior, Cássio Ricardo Carvalho [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este texto tem como objetivo, reconhecendo a devida importância do tema Funções, apresentar uma proposta de atividades apoiadas pelo software Geogebra como forma de potencializar a aprendizagem da matemática, onde enfatizamos o conceito de função, as particularidades de suas representações e as propriedades, nos utilizando da transição entre elas como sugestão para sanar as dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão desse tema. Também incluímos uma noção dos conceitos de limite e continuidade entendendo que a abordagem de alguns tópicos do cálculo no Ensino Médio seria de grande valia para auxiliá-los nessa tarefa, ressaltando que utilizamos a tecnologia em conjunto com os atores tradicionais (oralidade e escrita) através de aulas expositivas dialogadas.
This paper aims, recognizing the importance of the theme Functions, to present a proposal of activities supported by Geogebra software as a way to enhance the learning of mathematics, where we emphasize the concept of function, the particularities of its representations and the properties, using of the transition between them as a suggestion to remedy the di culties encountered by students in understanding this theme. We also included a notion of the concepts of limit and continuity, understanding that the approach to some topics of calculus in High School would be of great value to assist them in this task, emphasizing that we use technology with traditional actors (oral and written) through dialogic expositive classes.

Descrição

Palavras-chave

Conceito de função, Limite e continuidade, Software educacional, Representações múltiplas, Tecnologia, Function concept, Limit and continuity, Educational software, Multiple representations, Technology

Como citar