Design de superfícies têxteis: diretrizes de ensino-aprendizagem para a formação em design de moda por meio da abordagem experiencial

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Data

2018-11-12

Autores

Menegucci, Franciele

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Design de Superfícies é uma especialidade do design que atua na interface entre produto-usuário-ambiente exercendo influência fundamental na configuração quanto aos aspectos práticos, estéticos e simbólicos. Trata-se de uma área em processo de expansão em termos de pesquisa científica e da inserção como disciplina em cursos de graduação nas variadas manifestações do design. Essa tese apresenta como recorte de investigação a identificação sobre como os conteúdos notáveis da área precisam ser assimilados pelos designers de moda em formação para aperfeiçoar a mobilização de conhecimentos e habilidades na experimentação de materiais têxteis aplicáveis aos projetos de vestuário por meio dos tratamentos de superfície. O objetivo é identificar o contexto atual e propor diretrizes de ensino para a abordagem de conteúdos notáveis relativos ao design de superfícies têxteis, facilitando o desenvolvimento de competências aplicáveis ao projeto de produtos de moda. A pesquisa possui natureza exploratória-descritiva pois, seu propósito é o aprofundamento do conhecimento científico sobre uma temática ainda não contemplada de forma satisfatória, no entanto, também é descritiva à medida que analisa, registra, interpreta e relata fatos. Os procedimentos metodológicos consistiram em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A partir da pesquisa bibliográfica foram identificadas as conexões entre o design de superfície têxtil e o design de moda frente às tecnologias, conceitos e fundamentos destas especialidades e foram correlacionadas as abordagens projetuais e as abordagens de ensino. A pesquisa documental e a pesquisa de campo contribuíram na identificação do contexto do ensino do design de superfícies têxteis nos cursos de graduação em design de moda. Assim, a partir das variáveis estabelecidas e analisadas como resultado foram delineadas diretrizes de ensino para o design de superfícies têxteis orientadas pela abordagem experiencial da aprendizagem e direcionadas ao planejamento da estrutura curricular, dos conteúdos de aprendizagem, dos recursos didáticos, das estratégias de ensino e das relações com a prática projetual.
Surface Design is a design specialty that acts on the interface between product-user-environment and exerts a fundamental influence on the configuration of practical, aesthetic and symbolic aspects. It is an area in the process of expansion in terms of scientific research and the inclusion as a discipline in undergraduate programs in the various manifestations of design. This thesis presents as a research clipping the identification on how the outstanding contents of the area need to be assimilated by the fashion designers in training to perfect the mobilization of knowledge and skills in the experimentation of textile materials applicable to the garment projects through the surface treatments. The objective is to identify the current context and propose teaching guidelines to approach notable contents related to the design of textile surfaces, facilitating the development of skills applicable to the design of fashion products. The research is exploratory-descriptive in nature, since its purpose is to deepen scientific knowledge about a subject that has not yet been satisfactorily addressed. However, it is also descriptive as it analyzes, registers, interprets and reports facts. The methodological procedures consisted of bibliographical, documentary and field research. From the bibliographic research, the connections between the textile surface design and the fashion design in front of the technologies, concepts and fundamentals of these specialties were identified and the design approach and the teaching approach were correlated. Documentary research and field research have contributed to the identification of the teaching context of textile surface design in undergraduate courses in fashion design. Thus, from the variables established and analyzed as a result, teaching guidelines were designed for the design of textile surfaces oriented by the experiential approach of learning and directed to the planning of curricular structure, learning contents, didactic resources, teaching strategies and of relations with the design practice.

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Palavras-chave

Design de superfícies têxteis, Design de moda, Aprendizagem experiencial, Diretrizes de ensino, Textile surface design, Fashion design, Experiential learning, Teaching guidelines

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