Ações para racionalização do consumo de água no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Roraima – na cidade de Boa Vista

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-12-11

Autores

Araújo, Hilton Brandão

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Considerando a atual degradação ambiental do planeta, a sociedade contemporânea tem procurado meios de preservar os recursos naturais como forma de subsistência das próximas gerações. A escassez da água tem demonstrado a necessidade de se fazer um consumo responsável. Nas edificações públicas brasileiras, principalmente nas escolas, devido as suas múltiplas atividades, é frequente o desperdício da água. Neste trabalho, são discutidas as ações que podem compor programas que visam à redução do consumo de água numa instituição de ensino. Foram discutidas as atividades de planejamento, implantação e pós-implantação de programas de uso racional da água. A metodologia utilizada consistiu na avaliação, diagnóstico, análise comportamental dos usuários, comparação com trabalhos semelhantes e, por fim a proposição de ações voltadas para a redução do consumo. Pesquisa bibliográfica, levantamento de campo e aplicação de questionários foram realizados para determinar a importância das ações tecnológicas e comportamentais no trato de tão importante insumo. Dentre os parâmetros apresentados nesta pesquisa, destaca-se o fluxograma contendo a metodologia para implementação de um programa de redução do consumo de água nas dependências do Campus Boa Vista (CBV), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), onde se constatou um consumo acima do normalmente admitido em edificações de mesma tipologia.
Considering the current environmental degradation of the planet, contemporary society has sought means to preserve natural resources as a way of subsistence for the next generations. The scarcity of water has demonstrated the need to make responsible consumption. In public buildings in Brazil, especially in schools, due to their multiple activities, water is often wasted. In this work, the actions that can compose programs that reduce water consumption in an educational institution are discussed. The planning, implementation and post-implementation activities of rational water use programs were discussed. The methodology used consisted in the evaluation, diagnosis, behavioral analysis of the users, comparison with similar works and, finally, the proposal of actions aimed at reducing consumption. Bibliographic research, field survey and application of questionnaires were carried out to determine the importance of technological and behavioral actions in the treatment of such an important input. Among the parameters presented in this research, we highlight the flowchart containing the methodology for implementing a program to reduce water consumption in the Campus Boa Vista (CBV) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima (IFRR), consumption is above that normally accepted in buildings of the same type.

Descrição

Palavras-chave

Educação para a sustentabilidade x escola, Conscientização ambiental x escola, Racionalização do uso da água, Education for sustainability x school, Environmental awareness x school, Rationalization of water use, Educação ambiental, Sustentabilidade

Como citar