Anos de chumbo nas telas do cinema de Lúcia Murat: reflexões envolvendo ensino de história, filmes e Ditadura Civil-Militar (1964/1989)

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Data

2018-11-29

Autores

Menegasso, Aruana Mariá

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

No presente trabalho de pesquisa científica buscou-se desenvolver proposta pedagógica relacionada ao ensino de história, mais especificamente ao tema Ditadura Civil-Militar (1964/1989), tomando como base três filmes da cineasta brasileira Lúcia Murat: “Quase dois irmãos” (2004), “Uma longa Viagem” (2011) e “A memória que me contam” (2013). Para tanto, foram estabelecidos estudos sobre as novas tecnologias de informação na educação, a relação entre cinema, educação e ensino, os diálogos entre história e ensino de história. A análise dos filmes exigiu a seleção de fotogramas e a identificação de eixos temáticos. A pesquisa foi desenvolvida na UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto, apresentou abordagem qualitativa, natureza aplicada e buscou conciliar descrição e explicação, valendo-se, para isso de investigações bibliográficas e documentais de primeira mão. A pesquisa envolveu ainda forma de análise dos resultados, por meio de tratamento metodológico específico dos filmes selecionados. Para tanto, se realizou a construção de análises internas (centrada no próprio filme, pois é tido como obra individual e singular), com base numa interpretação multivariada, uma vez que preocupada com os aspectos textuais, de conteúdo, poéticos, da imagem e do som. Estas análises empregaram ainda fotogramas.
The aim of this scientific research project is to develop a pedagogical proposal related to History teaching, specifically about the Brazilian Civil-Military Dictorship (1964/1989), based on three films by the Brazilian filmmaker Lúcia Murat: “Almost brothers” ( “Quase dois irmãos”) (2004), “A long Journey” (“Uma longa viagem”) (2011) and “Memory they told me (“A memória que me contam”) (2013). Therefore, it was done some studies about the new technologies of information on Education, the relationship between cinema, education and teaching, and about the dialogues between History and History teaching. The film analysis required the selection of frames and the identification of central themes. This research was conducted in UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto, and it presents a qualitative approach and applied nature and it aims to reconcile description and explanation, using for that first-hand bibliographical and documental research. The research also used analysis result by means of specific methodological exam of the films. For this, it was made an internal analysis (of the film itself, since it is an individual and singular work), based on a multivariate interpretation, concerned with textual, content and poetical aspects of the picture and sound. The analysis also applied frames.

Descrição

Palavras-chave

Ditadura Civil-Militar (1964/1989), Ensino de História, Civil-Military Government (1964/1989), History teaching, Cinema

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