Desenvolvimento e validação do curso online “Empreendedorismo de Bioprodutos”

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Data

2019-01-28

Autores

Oliveira Júnior, Cesar Augusto

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A sociedade contemporânea coloca aos indivíduos novos desafios no que tange suas vidas acadêmicas e profissionais, exigindo cada vez mais pessoas criativas, flexíveis e pró-ativas. O empreendedorismo acadêmico constitui um dos motores fundamentais para o crescimento econômico e geração de riqueza, incentivando discentes, docentes e pesquisadores na transformação de suas descobertas em patentes, spin-offs ou licenças tecnológicas e de negócios, ampliando, assim, a atividade universitária. A transposição do conhecido abismo, ou gap existente entre a pesquisa básica e a aplicada é uma problemática mundial. Grandes descobertas acadêmicas acabam morrendo na bancada do laboratório muitas vezes por falta de informação na área do empreendedorismo. Neste contexto, o presente estudo propôs o desenvolvimento de um curso não presencial, a ser disponibilizado aos alunos de pós-graduação do curso de Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica da FMB - CEVAP - UNESP sobre “Empreendedorismo de Bioprodutos”. Vislumbrou também a sua validação, por meio do "Índice de Validade de Conteúdo (IVC)", método de validação de produtos ou cursos que utiliza especialistas, muito utilizado na área da saúde. O curso, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, foi dividido em seis módulos didáticos, cada qual contendo um vídeo introdutório, uma videoaula referente ao conteúdo do módulo e uma tarefa a ser desenvolvidas no ambiente virtual de ensino Moodle, totalmente customizado para o curso. Foi enviado para validação para vinte especialistas, sendo dez da área de bioprodutos e dez de empreendedorismo. O desenvolvimento do curso “Empreendedorismo de Bioprodutos” objetivou auxiliar alunos de diferentes formações e áreas de atuação na visualização de bioprodutos empreendedores e sua transformação em projetos de Medicina Translacional, auxiliando, assim, na diminuição do gap entre a pesquisa básica e a pesquisa clínica.
Contemporary society places individuals in new challenges in their academic and professional lives, demanding more and more creative, flexible and proactive people. Academic entrepreneurship is one of the key drivers of economic growth and wealth generation, encouraging students, faculty, and researchers to transform their discoveries into patents, spinoffs, or technology and business licenses, thereby broadening university activity. The transposition of the known abyss, or gap between basic and applied research, is a global problem. Great academic discoveries end up dying on the lab bench often for lack of information in the area of entrepreneurship. In this context, the present study proposed the development of a non-face-to-face course, to be made available to postgraduate students of the Professional Master's Degree in Clinical Research from FMB - CEVAP - UNESP on "Bioproduct Entrepreneurship". He also glimpsed its validation, through the "Content Validity Index (IVC)", a validation method of products or courses that uses specialists, much used in the health area. The course, developed by a multidisciplinary team, was divided into six didactic modules, each containing an introductory video, a class video on the content of the module and a task to be developed in the virtual environment of Moodle teaching, totally customized for the course. It was sent to validation for twenty specialists, being ten of the area of bioproducts and ten of entrepreneurship. The development of the course "Entrepreneurship of Bioproducts" aimed at helping students from different backgrounds and areas of activity in the visualization of entrepreneurial bioproducts and their transformation into projects of Translational Medicine, thus helping to reduce the gap between basic research and clinical research.

Descrição

Palavras-chave

Produtos biológicos, Educação, Estudo de validação, Biological products, Education, Validation study

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