Gestão da informação no setor público de saúde: um estudo em Unidades de Saúde da Família

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Data

2019-02-20

Autores

Santos, Beatriz Rosa Pinheiro dos [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Atualmente a informação vem ganhando posição de destaque nas organizações, sejam elas públicas ou privadas. Nesse sentido, as organizações públicas de saúde têm se desenvolvido, buscando maneiras de inovar e melhorar seus serviços diante da sociedade contemporânea. As Tecnologias de Informação e Comunicação, os Sistemas de Informação em Saúde, incluindo o prontuário físico e eletrônico do paciente, presentes nas Unidades de Saúde da Família, auxiliam os profissionais a produzirem diariamente um alto volume de informação. Diante disso, torna-se imprescindível que essa quantidade de informação produzida seja gerenciada de maneira efetiva e inteligente, com a consciência dos funcionários sobre a importância da gestão da informação nos ambientes organizacionais e com o intuito de facilitar e otimizar o uso da informação nas ações diárias e nas tomadas de decisões dessas unidades. Nessa conjuntura, o problema que conduziu o desenvolvimento desta pesquisa foi: Como as Unidades de Saúde da Família utilizam e lidam com a gestão da informação nas suas práticas de trabalho e tomadas de decisão? À vista disso, o objetivo central foi analisar os processos da gestão da informação e sua presença nas práticas de trabalho das Unidades de Saúde da Família. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa o roteiro de entrevista e o roteiro de observação, aplicados nas Unidades de Saúde da Família de Gália, Cândido Mota, Garça e Vera Cruz, municípios do estado de São Paulo. Para análise dos dados pesquisados foi empregado o método de Análise de Conteúdo. Como resultados, a análise demonstrou que as Unidades de Saúde da Família que apresentaram melhores resultados de desempenho diante dos indicadores da atenção básica, demonstraram realizar com mais efetividade práticas da gestão da informação se comparadas as unidades que apresentaram resultados insatisfatórios perante os indicadores. Se verificou que a realização dos processos de gestão da informação contribui para os resultados das práticas oriundas do atendimento aos pacientes das unidades. Como considerações finais, a pesquisa demonstrou que a inserção e realização da gestão da informação dependem das iniciativas dos gestores e, levando em consideração a aplicabilidade efetiva dos processos da gestão da informação, foi possível perceber que não havia gestão da informação nas práticas de trabalho das unidades analisadas.
Currently, information has been gaining prominence in organizations, be they public or private. In this sense, public health organizations have developed, seeking ways to innovate and improve their services in the face of contemporary society. Information and Communication Technologies, Health Information Systems, including the patient's physical and electronic records, present in the Family Health Units, help professionals to produce a high volume of information daily. Given this, it is imperative that this amount of information produced be managed in an effective and intelligent manner, with the employees' awareness of the importance of information management in organizational environments and with the purpose of facilitating and optimizing the use of information in actions decisions of these units. At this juncture, the problem that led to the development of this research was: How do Family Health Units use and deal with information management in their work practices and decision making? In view of this, the central objective was to analyze the information management processes and their presence in the work practices of the Family Health Units. The research is qualitative, descriptive and exploratory in nature. The interview script and the observation script were used as instruments of research, applied in the Family Health Units of Gaul, Cândido Mota, Garça and Vera Cruz, municipalities of the state of São Paulo. In order to analyze the data, the Content Analysis method was employed. As a result, the analysis showed that the Family Health Units that presented better performance in relation to basic care indicators, showed that they performed more efficiently information management practices when compared to the units that presented poor results in relation to the indicators. It was verified that the accomplishment of the processes of information management contributes to the results of the practices coming from the attendance to the patients of the units. As final considerations, the research demonstrated that the insertion and accomplishment of information management depend on the initiatives of the managers and, taking into account the effective applicability of the information management processes, it was possible to perceive that there was no information management in the work practices of the analyzed.

Descrição

Palavras-chave

Gestão da informação, Gestão documental, Competência em informação, Tecnologias de informação e comunicação, Unidades de saúde da família, Atenção básica em saúde, Setor público de saúde, Sistemas de informação em saúde, Prontuário eletrônico do paciente, Prontuário físico do paciente, Análise de conteúdo, Information management, Document management, Information skills, Information and communication technologies, Family health units, Basic health care, Public health sector, Health information systems, Electronic patient record, Patient physical record, Content analysis

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