Documentos audiovisuais no Brasil: trajetória, institucionalização e novas perspectivas

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Data

2019-02-11

Autores

Santana, Luiz Antonio [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Considerando as especificidades técnicas e diversos problemas inerentes a documentos audiovisuais, bem como status ou medidas protecionistas atribuídas a tais documentos, isto é, sua patrimonialização, dispositivos legais de autoria, de imagem, buscar-se-á demonstrar que existem documentos desse tipo que são reflexos de função administrativa, com caráter orgânico e função probatória de atividades, e por tal razão devem ser incorporados no contexto de produção. Objetiva-se, assim, imputar a necessidade de que o documento audiovisual seja reconhecido como documento de arquivo e seja inserido nos procedimentos de gestão documental. Para tanto, procede-se a abordagem dos princípios arquivísticos que pauta a gestão de documentos, bem como das características e do percurso histórico dos documentos audiovisuais em arquivos no Brasil, partindo inicialmente da pesquisa bibliográfica para a delimitação do tema de estudo. Nesse sentido, analisam-se tais questões no âmbito nacional, tomando como base os órgãos oficiais de formulação das políticas arquivísticas, assim como dos eventos e publicações promovidos por esses órgãos e associações profissionais da Arquivologia. Tais procedimentos têm como propósito embasar e adquirir informações para o desenvolvimento dessa pesquisa e propor novos olhares sobre esses documentos e suas especificidades, a partir dessa análise retroativa da área dos arquivos no Brasil. Desse modo, observa-se que a reflexão dos conceitos de documentos audiovisuais e sua relação com os princípios e técnicas da Arquivologia, juntamente com as especificidades dessa linguagem e gênero documental fornecem subsídios para solucionar problemas oriundos de discussões limitadas. Também, traçar perspectivas e novos rumos dentro da Arquivologia a respeito de uma organização documental adequada voltada para esses documentos. Apontar uma nova perspectiva permite compreender que documentos audiovisuais fazem parte de um todo orgânico; e não possuem significado e valor probatório quando desvinculados de seu contexto. Logo, por meio da compreensão de sua linguagem e aspectos técnicos, bem como o respeito aos preceitos arquivísticos, poder-se-á inseri-los nos procedimentos de gestão documental, tornando-os úteis para o motivo pelos quais foram produzidos.
Considering the technical specificities and various problems inherent in audiovisual records, as well as the status or protectionist measures attributed to such documents, ie their patrimonialization, legal devices of copyright, of image, it will be tried to demonstrate that there are records of this type that are products of an administrative function, with organic character and probative function of activities, and for that reason must be incorporated in the context of production. It is therefore intended to imply the need for the audiovisual record to be recognized as an archival record and to be included in record management procedures. Therefore, the archival principles that guide the records managment, as well as the characteristics and the historical path of audiovisual records in archives in Brazil, are based on the principles of archival principles, starting from the bibliographic research for the delimitation of the topic of study. In this sense, these questions are analyzed at the national level, based on the official bodies for the formulation of archival policies, as well as the events and publications promoted by these professional associations and bodies of the Records Managment. These procedures have as purpose to base and acquire information for the development of this research and to propose new approches on these records and their specificities, from this retroactive analysis of the area of archives in Brazil. In this way, it is observed that the reflection of the concepts of audiovisual records and their relation with the archival principles and techniques, together with the specificities of this language and documentary genre provide subsidies to solve problems from limited discussions. Also, to draw perspectives and new directions within the Records Managment regarding an adequate documentary organization directed to this type of document. Pointing out a new perspective allows us to understand that audiovisual records are part of an organic whole; not having meaning and probative value when unconnected with their context. Therefore, through the understanding of their language and technical aspects, as well as the respect to the archival precepts, they can be inserted in the procedures of record management, making them useful for the reason for which they were produced.

Descrição

Palavras-chave

Documento audiovisual, Arquivologia, Documento de arquivo, Princípios arquivísticos, Audiovisual records, Records managment, Records, Archival principles

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