Características narcísicas da personalidade e o uso de internet entre estudantes universitários

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Data

2019-02-18

Autores

Resende, Fernanda Marques

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O desenvolvimento de novas tecnologias, especialmente da internet, é uma característica marcante da sociedade pós-moderna. Além disso, o narcisismo também se mostra como uma característica social importante, refletindo os ideais individualistas incentivados pela mídia. Entretanto, percebe-se uma escassez de estudos nacionais que se propõem a relacionar o uso de internet e características narcísicas da personalidade. Com isso, o presente estudo teve como objetivo investigar o uso de internet e características narcísicas da personalidade em estudantes universitários, além de verificar a existência de uma possível correlação entre tais aspectos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa. A pesquisa foi conduzida em uma universidade pública do interior paulista. Participaram do estudo 106 estudantes universitários matriculados no primeiro ou segundo anos dos diversos cursos de graduação, com idade média de 20,41 anos. Foram utilizados os instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Teste de Dependência de Internet (Internet Addiction Test, IAT) e o Inventário de Personalidade Narcisista (Narcissistic Personality Inventory, NPI-16). Os dados foram analisados de forma quantitativa e submetidos à análise estatística descritiva e inferencial. Como resultado, foi confirmado o grande uso de internet entre os jovens universitários, especialmente das redes sociais e aplicativos de troca de mensagens. Porém, foram encontradas pontuações médias consideradas baixas tanto no IAT quanto no NPI, o que não qualifica os estudantes como dependentes nem como narcísicos. Além disso, depois de realizado o teste ρ de Spearman, concluiu-se que não há correlação entre os valores obtidos nestas duas escalas. Portanto, o uso de internet e as características narcísicas da personalidade revelam não estarem relacionados neste estudo. Foram realizadas também comparações entre diferentes grupos, segundo o sexo dos participantes e segundo a área do curso. Não foram encontradas diferenças significativas entre as distribuições de homens e mulheres nem entre estudantes de humanas, biológicas e exatas. O presente estudo chegou à conclusão de que a relação entre uso de internet e narcisismo não se confirma tão facilmente como se espera pelo senso comum.
The development of new technologies, especially the internet, is a hallmark of postmodern society. In addition, narcissism also shows itself as an important social feature, reflecting the individualistic ideals encouraged by the media. However, there is a shortage of Brazilian studies that propose to relate the use of internet and narcissistic characteristics of the personality. Thus, the present study aimed to investigate the use of internet and narcissistic characteristics of personality in university students, in addition to verifying the existence of a possible correlation between such aspects. It is a descriptive research, with a quantitative nature. The research was conducted at a public university in the interior of São Paulo. A total of 106 university students enrolled in the first or second year of the various undergraduate courses, with a mean age of 20.41 years, participated in the study. The instruments were: Sociodemographic Questionnaire, Internet Addiction Test (IAT) and Narcissistic Personality Inventory (NPI-16). Data were analyzed quantitatively and submitted to descriptive and inferential statistical analysis. As a result, the great use of the internet among young university students, especially social networks and messaging applications, was confirmed. However, mean scores considered low in both IAT and NPI were found, which does not qualify students as either dependent or narcissistic. Moreover, after the Spearman’s ρ test, it was concluded that there is no correlation between the values obtained in these two scales. Therefore, the use of the internet and the narcissistic characteristics of the personality reveal not to be related in this study. Comparisons were also made between different groups, according to the sex of the participants and according to the area of the course. No significant differences were found between the distributions of men and women nor between students of human, biological and exact. The present study came to the conclusion that the relationship between internet use and narcissism is not as readily confirmed as expected by common sense.

Descrição

Palavras-chave

Uso de internet, Características narcísicas da personalidade, Estudantes universitários, Internet use, Narcissistic personality characteristics, University students

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