Programa de resposta à intervenção (RTI) em segunda camada para desenvolvimento das funções executivas no 1º ano do ensino fundamental I

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Data

2019-02-27

Autores

Alcantara, Graziele Kerges [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Objetivos: Este estudo teve por objetivos elaborar um programa de resposta à intervenção (RTI), em segunda camada, para desenvolvimento das funções executivas em escolares do 1o ano do Ensino Fundamental I e analisar a significância clínica do programa em um estudo-piloto. Método: O estudo foi executado em duas fases, sendo a Fase 1 a elaboração do programa de resposta à intervenção (RTI), em segunda camada, para desenvolvimento das funções executivas em escolares do 1o ano do Ensino Fundamental I, e a Fase 2, a análise da significância clínica do desempenho dos sujeitos em situação de pré e pós-testagem após aplicação do programa de resposta à intervenção (RTI) elaborado na Fase 1 em um estudo-piloto. A amostra inicial dos sujeitos composta por 71 sujeitos foi submetida ao protocolo para pré-avalição formada pelos instrumentos: Teste de Atenção por Cancelamento; Teste dos Cinco Dígitos – FDT; subteste dígitos da escala Wechsler de Inteligência para Crianças, Teste de Trilhas – partes A e B; e ao Protocolo de Identificação Precoce dos Problemas de Leitura – IPPL. Dos 37 participantes que completaram o protocolo de pré-avalição, 18 foram eleitos para serem submetidos ao programa de intervenção desenvolvido na Fase 1 deste estudo, onde oito completaram o programa, participando ao final da pós-avaliação composta dos mesmos instrumentos utilizados na pré-avaliação. Participaram da Fase 2 deste estudo oito sujeitos do 1º ano do Ensino Fundamental I, com idade de 6 anos a 6 anos e 11 meses, de ambos os sexos, de duas escolas da rede pública do município de Marília-SP (escola 1 e escola 2), que apresentaram a partir da aplicação da bateria de pré-avalição risco para dificuldade de função executiva. Grupo I (GI): composto por sete escolares, tendo quatro completado a intervenção. Grupo II (GII): composto por 11 escolares, dos quais apenas quatro completaram a intervenção. Resultados: Os resultados mostraram que houve melhora confiável nos componentes de função executiva inibição, memória operacional e flexibilidade cognitiva para alguns sujeitos deste estudo, em tarefas de identificação de rima, produção a partir do fonema, memória operacional fonológica, embora o programa não tenha como foco o seu desenvolvimento. Conclusão: O programa elaborado mostrou-se com aplicabilidade, podendo ser utilizado por fonoaudiólogos educacionais, psicólogos escolares e educadores como instrumento de intervenção baseada em evidência científica que auxilie o desenvolvimento das funções executivas em programas de resposta à intervenção (RTI), em segunda camada.
Objectives: This study aimed to develop a tier 2 response to intervention (RTI) program for the development of executive functions in first-year elementary school students and to analyze the clinical significance of the program. Method: A pilot study was carried out in two phases: Phase 1, elaboration of the tier 2 RTI program; and Phase 2, analyse clinical significance of the children’s performance in pre and post-test situations, after applying the RTI program. . The initial sample, comprising 71 children was submitted to the protocol for pre-evaluation formed by the instruments: Attention by Cancellation Test; Five Digit Test (FDT); Subtest digits from the Wechsler Intelligence Scale for Children, On Trail Making Test - Parts A and B; and the Early Identification Protocol for Reading Problems. Of the 37 participants that completed the pre-assessment protocol, 18 were selected to be submitted to the RTI program developed in Phase 1, of which eight completed the program, participating to the end of the post-evaluation consisting of the same instruments used in pre-evaluation. Participants in Phase 2 were eight children (age 6 years to 6 years and 11 months, of both sexes) from two public schools in the city of Marília-SP. Application of a pre-assessment battery indicated that these children presented risk for executive function difficulties. Group I (GI): comprised seven students, of which four completed the intervention; and Group II (GII): comprised 11 students, of whom only four completed the intervention. Results: There was a reliable improvement in the components of executive function inhibition, operational memory and cognitive flexibility for some children, in tasks of rhyme identification, production from the phoneme, phonological operational memory, although the program does not focus on their development. Conclusion: The program demonstrated applicability and can be used by educational speech therapists, school psychologists and other educators as a scientific evidence-based intervention tool to support the development of executive functions in tier 2 RTI programs.

Descrição

Palavras-chave

Função executiva, Estudos de intervenção, Leitura, Aprendizagem, Executive function, Intervention studies, Reading, Learning

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