Paulo Emílio e a cultura cinematográfica: crítica e história na formação do cinema brasileiro (1940-1977)

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Data

2018-11-21

Autores

Zanatto, Rafael Morato

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente tese tem por objetivo demonstrar como ao longo de sua trajetória intelectual, o crítico e historiador de cinema brasileiro Paulo Emílio Sales Gomes forjou uma regra geral capaz de abarcar o fenômeno cinematográfico, ao estabelecer como critério a analise da linguagem cinematográfica, do estilo e da expressão social que o cinema representa na vida social. Ao demarcar o conceito de cultura ou história cinematográfica, o intelectual o empregou na organização de mostras, na redação de ensaios, livros e na concepção de cursos de cinema, que em conjunto oferecem a dimensão de sua contribuição para a formação do cinema brasileiro, do público, da crítica, dos produtores e das pesquisas históricas no cenário nacional. Os estudos teóricos, a presença nos festivais internacionais, a participação em congressos de cinema, de crítica e de história aparecem aqui entrelaçadas em uma formação que se cristaliza no estudo de cinema estrangeiro e que se prolonga na atenção que irá dirigir aos produtos nacionais, ricos em imperfeições, mas mais expressivos em sua comunicabilidade.
The aim of this thesis is to demonstrate how throughout his intellectual trajectory the Brazilian film critic and historian Paulo Emílio Sales Gomes forged a general rule capable of embracing the cinematographic phenomenon by establishing as a criterion the analysis of cinematographic language, style and social expression that cinema represents in the life of cities. In demarcating the concept of culture or cinematographic history the intellectual employed him in the organization of exhibitions writing essays, books and designing cinema courses which together offer the dimension of his contribution for the formation of Brazilian cinema, public, criticism, producers and historical research on the national scene. The theoretical studies, presence in the international festivals, participation in film, critic and history congresses are here intertwined in a formation that crystallizes in the study of foreign cinema that continues in the attention that will direct to the national products, rich in imperfections but expressive in its communicability.

Descrição

Palavras-chave

Crítica- Brasil, Paulo Emílio Sales Gomes, História, Cultura cinematográfica

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