Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCC

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-02-21

Autores

Regonha, Mariane Rodrigues

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mostrar um panorama geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio de uma breve análise deste documento e propor atividades para cada objeto de conhecimento nela indicado que pode ser ligado à Matemática Financeira. Também deseja-se apresentar conceitos básicos sobre Matemática Financeira, visando uma preparação inicial do professor para a abordagem do tema. Esse trabalho é voltado para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, geralmente formados em pedagogia ou no antigo magistério, Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio, em geral, licenciados em Matemática. Nos últimos anos, o tema desse trabalho têm aparecido com frequência em vestibulares e Exames Nacionais do Ensino Médio (ENEM) e deverão ser ainda mais frequentes em suas próximas edições.
This work aims to show a general overview of the National Curricular Common Base (BNCC) through a brief analysis of it and suggests activities for each object of knowledge indicated that can be linked to Financial Mathematics. It also wants to present basic concepts of Financial Mathematics, aiming at an initial preparation of the teacher to approach the theme. This work is aimed at teachers of the initial years of Elementary School, usually trained in pedagogy or former teaching degree, Elementary School - Final Years and High School, generally, teachers graduated in Mathematics. In the past years, the theme of this paper have appeared frequently in vestibular and National Exams of the Secondary School (ENEM) and should be even more frequent in their next editions.

Descrição

Palavras-chave

Base Nacional Comum Curricular - BNCC, Educação financeira, Ensino fundamental, Ensino médio, Matemática financeira, Common National Curricular Basis, Financial education, Elementary school, High school, Financial math

Como citar