TIC e Sport Education: uma proposta pedagógica para o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol no ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-02-28

Autores

Lucca, Mateus Henrique Servilha de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo desenvolveu-se a partir da consideração de que o ensino do esporte na Educação Física escolar ainda se baseia na abordagem tradicional, que permanece legitimada especialmente em decorrência do processo histórico de constituição da Educação Física como componente curricular. Por outro lado, a Pedagogia do Esporte tem investigado e ampliado as possibilidades de compreensão do fenômeno esportivo e colaborado com metodologias atuais, que visam aumentar os conhecimentos direcionados às intervenções pedagógicas, nos processos de ensino e aprendizagem das práticas esportivas. Faz-se importante refletir sobre o papel desse conteúdo dentro da educação formal, considerando todos os saberes que podem ser desenvolvidos por meio do esporte. Sobre as aulas de Educação Física no Ensino Médio, existe a necessidade da utilização de novas abordagens de ensino e a inserção de aparatos tecnológicos que auxiliem o professor, a fim de colaborar com a prática pedagógica diária, aproximar e motivar os jovens. Deste modo, o objetivo dessa pesquisa foi investigar o processo de ensino e aprendizagem dos saberes conceituais técnicos do Handebol em uma unidade didática estruturada a partir do Sport Education com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação. O estudo é de natureza qualitativa e foi desenvolvido em duas etapas: 1) coleta de dados e 2) análise de dados. Na primeira etapa, a implementação da unidade didática contou com 20 aulas para o desenvolvimento dos saberes conceituais técnicos do handebol (elementos do desempenho esportivo e regras esportivas). Utilizou-se como método a pesquisa participante e como técnica para coleta de dados, a observação participante e o grupo focal. Na segunda etapa, os dados coletados foram transcritos, revistos e aglutinados a partir da análise de categorias de codificação simples. Os resultados da implementação confirmaram que o modelo Sport Education atrelado ao uso das TIC, favoreceram o ensino e aprendizagem dos saberes conceituais técnicos do Handebol, promoveram experiências esportivas autênticas e aumentaram a motivação e participação dos jovens do Ensino Médio. Conclui-se, que o modelo utilizado para o ensino do Esporte e as TIC mostraram-se como bons recursos e/ou ferramentas para o ensino do Esporte na Educação Física escolar.
The present study developed from the consideration that the teaching of Sport in School Physical Education is still based on the traditional approach, which remains legitimized especially as a result of the historical process of constitution of Physical Education as a curricular component. On the other hand, the science of Sport has investigated and expanded the possibilities of understanding the sport phenomenon and collaborated with current methodologies, which aim to increase the knowledge directed to pedagogical interventions, in the teaching and learning processes of sports practices. It is important to reflect on the role of this content within formal education, considering all the knowledge that can be developed through the sport. About the Physical Education classes in High School, there is a need to use new teaching approaches and the insertion of technological devices that help the teacher in order to collaborate with the daily pedagogical practice, to approach and motivate the young people. The general objective of this research was investigating the teaching and learning process of the technical conceptual knowledge of Handball in a didactic unit structured from Sport Education with the aid of Information and Communication Technologies. The study is qualitative in nature and was developed in two stages: 1) data collection and 2) data analysis. For the first stage, the implementation of the didactic unit counted on 20 classes for the development of the technical conceptual knowledge of handball. Participant research was used as a method and as a technique for data collection, participant observation and the focus group. In the second stage, the collected data were transcribed, reviewed and agglutinated from the analysis of simple coding categories. The results of the implementation confirmed that the Sport Education model, linked to the use of ICTs, favored the teaching and learning of the technical conceptual knowledge of Handball, promoted authentic sports experiences and increased the motivation and participation of the youngsters of High School. It is concluded that the model used for the teaching of Sport and ICT have been shown as good resources and / or tools for the teaching of Sport in school Physical Education.

Descrição

Palavras-chave

Sport Education, Handebol, Educação física escolar, Tecnologias da Informação e Comunicação, Handball, School physical education

Como citar