Flor de obsessões: a presença de Sartre nas primeiras "Confissões" de Nelson Rodrigues (1967-1968)

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Data

2019-02-08

Autores

Santos, Marcos Paulo Ramos dos

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Conhecido pela sua grande produção teatral, Nelson Rodrigues figura como um dos mais importantes dramaturgos brasileiros da modernidade. Peças como Vestido de noiva e Álbum de família possuem um lugar de destaque na produção teatral brasileira do século XX. Porém o Nelson Rodrigues cronista não é tão conhecido ou lido como o Nelson Rodrigues dramaturgo: ainda que suas crônicas estampassem influentes meios de comunicação impressa do Brasil – como os jornais O Globo e Última Hora – estas não recebem o atento olhar do público hoje, como sua produção teatral. Rodrigues escreveu e publicou incontáveis obras, dentre elas figuram contos, novelas, peças de teatro e, não menos importantes, crônicas jornalísticas. Os objetos de análise e crítica do cronista são, constantemente, a política - mais necessariamente aquela de esquerda - e a produção intelectual de sua época tanto a nacional quanto a internacional, momentos em que a figura de Jean-Paul Sartre surge com regularidade e constância. Conhecido no mundo como difusor da filosofia existencialista, Sartre é tido como um gênio pela camada intelectual e artística de sua época e, no Brasil, sobretudo na década de 1960, sua filosofia e pensamentos são propagados, pregados e tidos como exemplo de arte engajada e luta política, o que, de forma crítica e politicamente divergente, torna-se tema para a obra jornalístico-literária de Rodrigues. Logo, a presente dissertação tem como objetivos analisar as crônicas publicadas entre os anos de 1967 e 1968 para o jornal O Globo na coluna “As Confissões de Nelson Rodrigues” e compreender a constante presença do filósofo, dramaturgo e intelectual francês Jean-Paul Sartre – e de seus ideais relacionados à intelectualidade, à arte e à literatura – dentro do comentário crítico e irônico de Rodrigues.
Connu grâce à sa grande production théatrale, Nelson Rodrigues se consacre comme l’un des plus importants dramaturges brésiliens de la modernité. Ses pièces, comme Vestido de Noiva et Álbum de Família, occupent une place privilégiée dans la production théatrale brésilienne du XXe siècle. Cependant, le chroniqueur Nelson Rodrigues n’est pas si connu ou lu comme le dramaturge Nelson Rodrigues: même si ses textes ont été publiés dans les médias les plus influents du Brésil – comme les journaux O Globo et Última hora – ses chroniques ne reçoivent pas le regard attentif du public d’aujourd’hui de la même façon que ses pièces théatrales. Nelson Rodrigues a écrit et publié plusieurs oeuvres, parmi lesquelles on peut citer des contes, des nouvelles, des pièces de théâtre et des chroniques journalistiques. Les objets d’analyse et de critique du chroniqueur sont, régulièrement, la politique – spécifiquement celle de gauche – et la production artistique et intelectuelle de son époque, au niveau national et international, moments où Jean-Paul Sartre apparaît régulièrement. Connu mondialement comme le diffuseur de la philosophie existentialiste, Sartre est consideré comme un génie par la communauté intelectuelle et artistique de son époque et, au Brésil. Pendant les anneés 1960, sa philosophie et sa pensée sont préconiseés, propagées et considereés comme des exemples de l’art engageé et de la lutte politique, une thématique qui est abordée, d’une façon critique et poliquement divergente, dans la production journaliste littéraire de Rodrigues. Donc, le but de ce mémoire de Master c’est l’analyse des chroniques de Nelson Rodrigues, publiées entre les années 1967 et 1968 dans le journal O Globo dans la rubrique "As Confissões de Nelson Rodrigues", et en particulier la compréhension de la constante présence du philosophe et intelectuel français, Jean-Paul Sartre et de ses idéaux à propos de l’intellectualité, de l’art et de la littérature dans le commentaire critique et ironique de Rodrigues.
Well-known for his great theatrical production, Nelson Rodrigues owns a prominent place among the most important playwright of Brazil’s modernity. Plays as such Vestido de noiva and Álbum de família own a special place in brazilian theatrical production from the XX Century. However, Nelson Rodrigues, the chronicler isn’t as read as Nelson Rodrigues, the playwright: although his chronicles were printed on some of the most important brazilian news papers – as such O Globo and A Última Hora – they still don’t get an attentive look from the public as his theatrical production. Rodrigues has writen and published countless works, among them, there are short-stories, novels, plays and, last but not least, journalistic chronicles. His chronicles’ subjects of analysis are, constantly, politics – more specifically the Left Wing – and the intelectual production of his time, nationally and internationally. And from those moments of analysis emerges, with regularity and constancy, Jean-Paul Sartre. Well-known all over the world as the biggest diffuser of Existentialism, Sartre were recognized as a genius by the intelectuality of his time and, in Brazil, more specificaly on the the sixties, his philosophy were spread and taken as an example engaged art and political struggle, subjects that, in a critical and politicaly divergent way, become themes to Nelson Rodrigues’ journalistic and literary work. Therefore, this dissertation has as its objectives analyzing the chronicles published between 1967 and 1968 on O Globo for the column “As Confissões de Nelson Rodrigues” and understanding the presence of Jean-Paul Sartre – and his ideals about intelectuality, art and literature – in Rodrigues’ ironic and critical commentary.

Descrição

Palavras-chave

Crônica, Intertextualidade, Nelson Rodrigues, Jean-Paul Sartre, Chronique, Literatura comparada, Littérature comparée, Intertextualité, Chronicle, Comparative literature, Intertextuality

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