Evasão escolar no ensino técnico: um estudo de caso numa escola técnica do Centro Paula Souza

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-03-01

Autores

Arruda, Danielle Zanon Marques

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é identificar os motivos que levam o jovem a interromper seus estudos nos cursos técnicos. Indiscutivelmente a evasão é uma dificuldade enfrentada na educação, que pode ser desencadeada por várias causas, relativas a diversos contextos, e as consequências são inúmeras. No entanto, a conjuntura em que elas estão inseridas é uma só, um futuro prejudicado e sem desenvolvimento pleno, uma vez que o abandono dos estudos é a renúncia ao direito à educação. Essa investigação de caráter qualitativo utilizou a pesquisa bibliográfica realizada em livros, artigos científicos, dissertação e teses, e por uma pesquisa de campo utilizando entrevistas semiestruturadas; a análise dos dados teve por base a desenvolvida por Bardin. A partir do estudo do material colhido foi possível identificar os motivos da evasão nos cursos técnicos, que constituída por fatores externos como trabalho; distância da escola; problemas familiares; a conclusão da educação básica em outras instituições; e, por fatores internos apontados pelos alunos como disciplinas difíceis; curso cansativo; lentidão no processo de ensinar e falta de conhecimento especifico do conteúdo ministrado por alguns professores. Também foi possível perceber que faltam políticas públicas direcionadas ao incentivo e permanência do aluno no Ensino Técnico.
The main goal of this project is to identify the specific reasons that lead young people to drop out of technical school. Undoubtedly, evasion is a difficulty faced in education which may be caused by many factors, and its consequences abound. However, the future they foresee can be only one: damaged and without full development, as abandoning studies equals giving up education. This qualitative study used books, scientific papers, dissertations and theses as bibliography, as well as semi-structured interviews. Data analysis was based on content analysis developed by Bardin. Using the collected material, it was possible to identify the reason for the evasion from technical schools, which are caused by external factors such as work, distance, family problems, or finishing basic education in other institutions; and internal factors such as hard subjects, exhausting courses, and lack of expertise by teachers. It was also possible to detect the lack of public policies aimed at motivating the students.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Evasão Escolar, Ensino Técnico, Juventude, Education, School evasion, Technical school, Youth

Como citar