A influência do humor na formação da opinião pública em mídias sociais : uma análise dos memes compartilhados no impeachment de 2016

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-02-21

Autores

Castilho, Francine Micheli Costa de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Diante das transformações constantes dos processos comunicacionais, o presente estudo tem a proposta de mergulhar na dinâmica dos memes, focalizando, especialmente, nas peças compartilhadas durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. Para tanto, foram criadas análises sobre o fenômeno da manipulação da opinião pública desde os primórdios da imprensa, de maneira que as dinâmicas próprias da Internet 2.0 sejam mais amplamente compreendidas. Levantamos a seguinte questão: seriam os memes mais do que representações imagéticas criadas para o mero divertimento ou eles podem ser categorizados como uma importante ferramenta da liberdade de expressão, portanto, apta a ser aplicada como influência direta na opinião pública? O humor também ganha foco especial e o fazer rir transforma-se em pano de fundo essencial para a crítica social e política.
Faced with the constant transformations of communication processes, the present study is aimed to dive into the dynamics of memes, focusing especially on the pieces shared during the impeachment process of former president Dilma Rousseff, in 2016. For that, analyzes were created on the phenomenon of manipulation of public opinion since the beginning of the press institution, so that the dynamics of Internet 2.0 are more widely understood. We raised a few questions: would memes be more than imagistic representations created for mere amusement or could they be categorized as an important tool of freedom of expression, therefore apt to be applied as a direct influence on public opinion? Humor also gains special focus and making laughing becomes an essential backdrop for social and political criticism.

Descrição

Palavras-chave

Memes, Cultura digital, Política, Mídia e tecnologia, Humor, Digital culture, Politics, Media and technology

Como citar