Perfil de gestores de micro e pequenas corretoras de seguros sob a ótica da competência em informação: uma contribuição teórico-aplicada

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Data

2019-03-18

Autores

Zuccari, Patricia [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O gestor de uma organização é o indivíduo que possui o poder para tomadas de decisões que influenciam diretamente na competitividade do seu negócio. O desenvolvimento das características do comportamento empreendedor desse gestor pode resultar em maior consistência ao seu negócio, mas não é o bastante para fazê-lo ser assertivo em suas decisões. Esse empreendedor lida com uma infindável quantidade de informações, portanto é vital que desenvolva a competência em informação, uma vez que ele precisa reconhecer quais informações são necessárias, onde e como ele pode acessá-las, analisá-las e compartilhá-las. Mediante esse cenário, a tese apresenta resultados e reflexões teóricas derivadas de pesquisa exploratória, qualitativa, com abordagem longitudinal e de natureza bibliográfica sobre a competência em informação e as características do comportamento empreendedor, tendo sido definido que o estudo deveria ser pautado a partir da seguinte formulação do problema: os gestores de corretoras de seguros possuem competência em informação para construírem conhecimento relevante aplicado à tomada de decisão? Foram selecionados como universo de pesquisa e população de interesse os corretores de seguros de Bauru, Estado de São Paulo, clientes do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Estado de São Paulo e pertencentes ao Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo. Foi utilizado o método denominado Metodologia Sistêmica Soft com a ajuda da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, para nortear a coleta e análise dos dados, além das técnicas de revisão sistemática da literatura, análise documental, questionário, entrevista e observação, em apoio aos diferentes estágios que constituem a Metodologia Sistêmica Soft. O objetivo do trabalho foi analisar o perfil empreendedor dos gestores e a sua relação com a competência da informação no âmbito da tomada de decisão. Os resultados demonstraram evidências da competência em informação nas características do comportamento empreendedor, da mesma forma a necessidade dessa competência para a tomada de decisão. Por outro lado, constatou-se um gap na competência em informação e cultura informacional dos gestores pesquisados, vislumbrando oportunidade de desenvolvimento. A pesquisa validou a metodologia em ambiente organizacional complexo e heterogêneo e, ainda, propiciou a elaboração da proposta de modelo conceitual em articulação com a aprendizagem empreendedora sob o enfoque da competência em informação, contribuindo com tais subsídios à sua aplicabilidade às Micro e Pequenas Empresas no contexto brasileiro.
The manager of an organization is the individual who has the power to make decisions that directly influence the competitiveness of your business. Developing the characteristics of this manager's entrepreneurial behavior can result in greater consistency to your business, but it is not enough to make you assertive in your decisions. This entrepreneur deals with an endless amount of information, so it is vital that he develop information literacy, since he needs to recognize what information is needed, where and how he can access, analyze, and share information. Through this scenario, the thesis presents results and theoretical reflections derived from exploratory, qualitative research, with a longitudinal and bibliographical approach on the information literacy and the characteristics of the entrepreneurial behavior, having been defined that the study should be based on the following problem formulation: do insurance brokerage managers have information literacy to build relevant knowledge applied to decision making? The insurance brokers of Bauru, State of São Paulo, clients of the Micro and Small Business Support Service of the State of São Paulo and belonging to the Union of Insurance Brokers of the State of São Paulo were selected as research and population of interest. . The Soft System Methodology method was used with the help of the Collective Subject Discourse technique to guide data collection and analysis, as well as the systematic literature review, documentary analysis, questionnaire, interview and observation techniques in support of the different stages that constitute the Soft Systemic Methodology. The objective of this study was to analyze the entrepreneurial profile of the managers and their relation with the information literacy in the scope of the decision making. The results showed evidence of the information literacy on the characteristics of the entrepreneurial behavior, in the same way the necessity of this competence for the decision making. On the other hand, there was a gap in the information literacy and information culture of the managers surveyed, glimpsing the opportunity for development. The research validated the methodology in a complex and heterogeneous organizational environment and also allowed the elaboration of the proposal of a conceptual model in articulation with entrepreneurial learning under the focus of information literacy, contributing with such subsidies to its applicability to Micro and Small Enterprises in Brazilian context.

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Palavras-chave

Competência em informação, Empreendedorismo, Micro e pequenas empresas, Corretoras de seguro, Information literacy, Entrepreneurship, Micro and small enterprises, Insurance brokers

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