Linguagem audiovisual num episódio do desenho animado “O Show da Luna!”: ludicidade e/ou aprendizagem conceitual via conceito educativo

Imagem de Miniatura

Data

2019-02-08

Autores

Ribeiro, Patrícia Vieira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O crescente acesso à “Tecnologia da informação e comunicação” (TIC) no cotidiano das famílias e das salas de aula da Educação Escolar engendrou a necessidade de analisarmos a possibilidade de a linguagem audiovisual do desenho animado ser utilizada como recurso tecnológico, lúdico e pedagógico no ensino de conceitos científicos na Educação Infantil, por meio da mediação dialética. E, assim, tornou-se necessário investigar se - “A linguagem audiovisual do desenho animado educativo, em si, permite que o aluno do último ano da Educação Infantil (EI) elabore o conceito científico que o referido desenho apresenta?”. Para este estudo delimitamos como universo de investigação, o ensino de ciências na pré-escola com a presença de desenhos animados; como categoria de análise, a mediação dialética que, por intermédio da linguagem, veicula e dialetiza o conhecimento entre professor e aluno no desenvolvimento do conceito educativo e como objeto de análise, a linguagem audiovisual um episódio do desenho “O show da Luna!” intitulado “Nem tudo nasce da semente?” que apresenta o conceito científico rizoma. Em relação ao procedimento metodológico, trata-se de pesquisa de cunho bibliográfico, documental e teórico, pautado na “Teoria pedagógica da Metodologia da Mediação Dialética - M.M.D.”, em Arnoni (2015), o instrumental do processo educativo emancipador da atividade educativa. Isto nos credita a apresentação da análise de uma prática educativa que ilustra a organização metodológica do conceito educativo. E, mais, subsidia a discussão sobre as limitações impostas pelo modo usual de utilizar a linguagem audiovisual como recurso pedagógico. Este estudo explicita a necessidade do professor pautar-se em fundamentos teórico-metodológico da ontologia do ser social, que lhe capacita a usar a linguagem audiovisual dos vídeos educativos para estabelecer a relação pedagógica da mediação dialética entre ele, o professor, e o aluno, potencializando ao aluno superar suas ideias iniciais na elaboração conceitual.
The increasing access to "Technological Information and Communication" (ICT) in the daily life of families and in the classroom generated the need to analyze the possibility of the audiovisual language of animated cartoons to be used as a technological, recreational and pedagogical resource in the teaching of scientific concepts, through dialectical mediation in Early Childhood Education. Thus, it became necessary to investigate "whether the audiovisual language of the educational animated cartoon itself allows the student of the last year of Early Childhood Education (EI) to elaborate the scientific concept that the cartoon presents." Regarding the methodological procedure, we delimited as a universe of research, science studies in preschool with the presence of animated cartoons; as a category of analysis, the dialectical mediation that, through language, conveys and discusses the knowledge between the teacher and student in the development of the educational concept and as an object of analysis, the audiovisual language of an episode of the animate cartoon "The Luna Show!" , entitled "Not everything is born of the seed?", which presents the scientific concept of rhizome. It deals with a bibliographical, documentary and theoretical research, whose epistemological basis is based, in particular, on the "Pedagogical Theory of the Methodology of Dialectic Mediation - M.M.D.", by Arnoni (2014). The fact of M.M.D. to be the instrumental of the educational process emancipating the educational activity ensures the presentation of the analysis of an educational activity that illustrates the methodological organization of the educational concept, subsidizing the discussion about the limitations imposed by the usual way of using the audiovisual language as a pedagogical resource. Thus, it makes explicit the teacher's need to be based on the theoretical-methodological foundation of the social being's ontology, which enables him to understand the socio-educational relevance of the audiovisual language of educational videos when used to establish the pedagogical relationship of dialectical mediation between he, the teacher, and the student, via concept, empowering the student to overcome his initial ideas in conceptual elaboration.

Descrição

Palavras-chave

Educação infantil, Linguagem audiovisual do desenho animado, O show da Luna!, Metodologia da mediação dialética, Conceito educativo, Child education, Audiovisual language of the cartoon, The Luna show!, Dialectic mediation methodology, Educational concept

Como citar