O estado da arte da mediação da informação: uma análise histórica da constituição e desenvolvimento dos conceitos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-03-22

Autores

Santos Neto, João Arlindo dos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O panorama científico de um campo do conhecimento é fundamental para a compreensão de seu surgimento, estabelecimento e desenvolvimento. Apresenta uma discussão em relação ao estado da arte da mediação da informação a partir da constituição e desdobramentos dos conceitos de mediação na produção científica brasileira. Tem como objetivo geral investigar, apresentar e analisar o estado da arte da mediação da informação na literatura de Ciência da Informação e áreas afins no Brasil, e como objetivos específicos: identificar a produção científica em mediação nos periódicos nacionais e internacionais, anais do Enancib, teses e dissertações; descobrir a origem epistemológica da mediação; levantar quais são as principais discussões sobre mediação da informação e como os conceitos foram constituídos; conhecer qual é a elite científica responsável pela consolidação do campo da mediação; mapear os Grupos de Pesquisa, as instituições de ensino e pesquisa que lidam com a temática e influenciam na constituição dos conceitos na Ciência da Informação. Realiza uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, de natureza básica e adota como métodos a pesquisa bibliográfica e documental. Utiliza as teorias da Análise do Discurso de Eni Puccinelli Orlandi, Helena Hathsue Nagamine Brandão e Michel Pêcheux; dos Estudos Métricos a partir de Derek John de Solla Price; e da História dos Conceitos segundo Benoit Hardy-Vallé, José D’Assunção Barros e Reinhart Koselleck para analisar os dados sob a ótica da abordagem qualiquantitativa. Como resultado apresenta: uma síntese de todas as produções identificadas; as relações entre os autores mais produtivos e mais citados; os conceitos de mediação mais empregados nos textos; a inserção da mediação no cenário do ensino na graduação e pós-graduação; e a incidência da mediação no âmbito da pesquisa a partir dos grupos de pesquisa. Identifica que a temática está presente em diferentes regiões do Brasil seja em disciplinas da graduação, pós-graduação, grupos de pesquisa, áreas e linhas de concentração de programas stricto sensu. Considera relevante a presença da mediação nas discussões de pauta da Ciência da Informação e sua adesão como objeto de estudo da área. Conclui que há um aumento expressivo na produção científica sobre mediação, mas que ainda requer um aprofundamento teórico sobre ela, visto que há uma tendência em utilizar o termo sem atentar-se a sua complexa dimensão conceitual.
The scientific panorama of a field of knowledge is crucial for the understanding of its birth, establishment and development. It presents a discussion regarding the state of the art of information mediation from the constitution and unfolding of mediation concepts in Brazilian scientific production. Its general objective is to investigate, present and analyze the state of the art of information mediation in the literature of Information Science and related areas in Brazil, and as specific objectives: to identify the scientific production in mediation in the national and international periodicals, annals of Enancib, theses and dissertations; find out the epistemological origin of mediation; to raise the main discussions about information mediation and how the concepts were constituted; to know the scientific elite responsible for the consolidation of the field of mediation; map the Research Groups, the teaching and research institutions that deal with the theme and influence the constitution of the concepts in the Information Science. It performs an exploratory and descriptive research, of a basic nature and adopts bibliographic and documentary research methods. It uses the theories of Discourse Analysis by Eni Puccinelli Orlandi, Helena Hathsue Nagamine Brandão and Michel Pêcheux; of Metric Studies from Derek John de Solla Price; and the History of Concepts according to Benoit Hardy-Vallé, José D'Assunção Barros and Reinhart Koselleck to analyze the data from the perspective of the quali-quantitative approach. As a result, it presents: a synthesis of all identified productions; the relations between the most productive and most cited authors; the concepts of mediation most used in texts; the insertion of mediation in the scenario of teaching in undergraduate and graduate studies; and the incidence of mediation within the scope of the research from the research groups. It identifies that the theme is present in different regions of Brazil, whether in under graduation, graduation, research groups, areas and concentration lines of stricto sensu programs. It considers relevant the presence of mediation in the discussions of Information Science agenda and its adhesion as object of study of the area. It is concluded that there is an expressive increase in the scientific production on mediation, but that still requires a theoretical deepening on it, since there is a tendency to use the term without paying attention to its complex conceptual dimension.
El panorama científico de un campo del conocimiento es fundamental para la comprensión de su surgimiento, establecimiento y desarrollo. Presenta una discusión en relación al estado del arte de la mediación de la información a partir de la constitución y desdoblamientos de los conceptos de mediación en la producción científica brasileña. Tiene como objetivo general investigar, presentar y analizar el estado del arte de la mediación de la información en la literatura de Ciencia de la Información y áreas afines en Brasil, y como objetivos específicos: identificar la producción científica en mediación en los periódicos nacionales e internacionales, anales del Encuentro Nacional de Investigación en Ciencia de la Información, tesis y disertaciones, descubrir el origen de la epistemología de la mediación de la información y como los conceptos fueron constituidos; conocer cuál es la elite científica responsable por la consolidación del campo de mediación; mapear los Grupos de Investigación, las instituciones de enseñanza y pesquisa que trabajan con la temática e influencian en la constitución de los conceptos en la Ciencia de la Información. Realiza una investigación de carácter exploratorio y descriptivo, de naturaleza básica y adopta como métodos la investigación bibliográfica y documental. Utiliza las teorías del Análisis del Discurso de Eni Puccinelli Orlandi, Helena Hathsue Nagamine Brandão y Michel Pêcheux, de los Estudios Métricos a partir de Derek John de Solla Price; y de la Historia de los Conceptos segundo Benoit Hardy-Vallé, José D’Assunção Barros y Reinhart Koselleck para analizar los datos bajo la óptica del abordaje cuali-cuantitativa. Como resultado presenta: una síntesis de todas las producciones identificadas; las relaciones entre los autores más productivos y más citados; los conceptos de mediación más empleados en los textos, la inserción de la mediación en el escenario de la enseñanza en el grado y posgrado; y la incidencia de la mediación en el ámbito de la investigación a partir de los grupos de pesquisa. Identifica que la temática está presente en diferentes regiones de Brasil sea en disciplinas de grado, posgrado, grupos de investigación, áreas y líneas de concentración de programas stricto sensu. Considera relevante la presencia de la mediación en las discusiones de pauta de la Ciencia de la Información y su adhesión como objeto de estudio del área. Se concluye que hay un aumento expresivo en la producción científica sobre mediación, pero que todavía requiere un profundizado teórico sobre ella, puesto que hay una tendencia en utilizar el término sin atentarse a su compleja dimensión conceptual.

Descrição

Palavras-chave

Mediação da informação, Panorama científico, Estado da arte, Mediação, Conceitos, Mediation of information, Scientific overview, State of the art, Mediation, Concepts, Mediación de la información, Estado del arte, Mediación, Conceptos

Como citar