Tipos de conflitos e formas de resolução por alunos no primeiro ano do ensino fundamental I

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Data

2019-03-20

Autores

Caseiro, Stephanie Lee Basile Barboza [UNESP]

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O modo como as crianças convivem socialmente é um dos assuntos mais abordados no ambiente escolar, especialmente a ocorrência de conflitos entre eles mesmos ou entre eles e a equipe pedagógica. Atualmente, a forma como estes conflitos podem ser resolvidos vêm sendo pesquisadas na teoria construtivista. As buscas por essas resoluções envolvem valores morais e ações que promovem a humanização e socialização das pessoas. A proposta desta dissertação visa identificar quais tipos de conflitos e quais as estratégias para resolução estão sendo empregadas entre os alunos de primeiro ano do Ensino Fundamental I de três escolas particulares, localizadas na região noroeste do estado de São Paulo. A metodologia utilizada foi a de observações de rotinas escolares e entrevistas que utilizaram histórias sobre moralidade para saber como os alunos pensam a respeito do assunto. Análise dos dados, tanto qualitativos como quantitativos, mostraram que os conflitos que mais apareceram foram provocação, delação e disputa e que a estratégia mais fácil de ser encontrada entre esses sujeitos é do tipo estratégia física. Conclusões indicam que criar ambientes cooperativos e reflexivos, que visem à oportunidade do diálogo e exposição de sentimentos faz com que a criança aprenda a se socializar melhor e compreender os diferentes pontos de vista que compõem as relações interpessoais.
The way children live socially is one of the most addressed topics in school environments, especially conflicts among themselves, or among them and the pedagogical staff. The way those conflicts can be solved has been studied currently, taking the constructivist theory into consideration. Searching for those resolutions involves moral values and actions that promote people's humanization and socialization. This paper aims to identify which types of conflicts and which resolution strategies have been used among first graders from three private schools, located in the northwest region of São Paulo state. School routine observations and interviews were used as a methodology for developing the present research; those interviews consisted of stories about morality in order to know what students think about the subject. Qualitative and quantitative data showed that the most common kind of conflicts were teasing, accusation and disputation; the easiest strategy found was the physical one. Conclusions indicate that creating a co-operative and reflexive environment, which aims at opportunities to talking and expressing feelings, allows children to learn to socialize better and understand the different points of view that compose interpersonal relationships.

Descrição

Palavras-chave

Conflitos interpessoais, Resolução de conflito, Ensino fundamental I, Desenvolvimento moral, Interpersonal conflicts, Conflict resolution, Elementary school I, Moral development

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