Ensino médio integral e a apropriação dos dispositivos móveis nas escolas estaduais de São José do Rio Preto - S.P.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-03-06

Autores

Esteves, Marcos Antônio Fernandes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa analisa a apropriação e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino, na perspectiva dos dispositivos móveis, presença recorrente no cotidiano escolar atual. Nessa lógica, seu objeto de pesquisa é a apropriação dos dispositivos móveis, no Ensino Médio integral, com destaque para a formação dos professores. Para tanto, traz como objetivo geral investigar a apropriação de dispositivos móveis (notebooks, netbooks e celulares) no processo de ensino em duas Escolas Estaduais com Programa Ensino Integral (PEI), em São José do Rio Preto – SP e, como objetivos específicos, i) identificar possíveis tecnologias utilizadas no Ensino Médio; ii) compreender o Ensino Integral; iii) identificar projetos relacionados ao uso dos dispositivos móveis no Programa Ensino Integral; iv) correlacionar projetos interdisciplinares nas escolas que fazem uso de dispositivos móveis e v) investigar possíveis dificuldades na utilização dos dispositivos móveis nas escolas. A pesquisa foi de natureza básica, com abordagem quali-quantitativa. A investigação teve caráter exploratório e seus procedimentos técnicos versaram entre pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A metodologia do trabalho foi organizada em três etapas: a primeira, da pesquisa bibliográfica, teve como escopo reconhecer publicações relacionadas à apropriação das TICs nos processos de ensino, letramento digital e conceitos sobre a presença dos dispositivos móveis no espaço escolar; a segunda, a pesquisa documental, intentou compreender a fase do Ensino Médio e o Ensino Médio Integral (PEI) do Estado de São Paulo, e a terceira, a pesquisa de campo, realizada por meio de questionários aos professores de ambas as escolas e entrevistas semiestruturadas para as equipes gestoras, buscou respostas para a pergunta: Qual o papel dos dispositivos móveis no processo de ensino das escolas estaduais do PEI no município de São José do Rio Preto/SP? A análise dos dados ocorreu de forma comparativa, utilizando-se gráficos, tabelas e teste estatístico, para apreender as distinções e/ou semelhanças entre as duas escolas e os sujeitos pesquisados. Além disso, por meio de análise textual discursiva foi possível aprofundar os depoimentos coletados junto aos membros da equipe gestora. Nas interfaces das três etapas constatou-se a falta de formação de professores para a apropriação e uso das TICs no processo de ensino, a dificuldade das escolas com a manutenção e renovação dos equipamentos tecnológicos recebidos e a aparente falta de projetos pedagógicos interdisciplinares envolvendo os dispositivos móveis.
The present research analyzes the appropriation and use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the teaching process, from the perspective of mobile devices, a recurrent presence in the current school everyday. In this logic, its research object is the appropriation of mobile devices, in High School Integral, with emphasis on teacher training. In order to do so, its general objective is to investigate the appropriation of mobile devices (notebooks, netbooks and cell phones) in the teaching process of two state schools with Integral Teaching Program (PEI), in São José do Rio Preto - SP, and as specific objectives, i) identify possible technologies used in High School; ii) understanding Integral Education; iii) identify projects related to the use of mobile devices in the Integral Education Program; iv) correlate interdisciplinary projects in schools that use mobile devices and v) investigate possible difficulties in using mobile devices in schools. The research was a basic nature, with a qualitative-quantitative approach. The research was exploratory and its technical procedures were based on bibliographical, documentary and field research. The methodology was organized in three stages: the first, the bibliographical research, was to recognize publications related to the appropriation of ICTs in teaching processes, digital literacy and concepts about the presence of mobile devices in the school space; the second, the documentary research, sought to understand the phase of High School and Integral High School in the State of São Paulo, and the third, the field research, conducted through questionnaires to teachers of both schools and interviews to the management team, looked for answers to the question: What is the role of mobile devices in the PEI teaching process in São José do Rio Preto county / SP? The analysis of the data occurred in a comparative way, using graphs, tables and statistical test, to apprehend the distinctions and / or similarities between the two schools and the subjects surveyed. In addition, through discursive textual analysis it was possible to deepen the testimonies collected with the members of the management team. In the interfaces of the three stages was found the lack of teacher training for the appropriation and use of ICT in the teaching process, the difficulty of the schools with the maintenance and renovation of the technological equipment received and the apparent lack of interdisciplinary pedagogical projects involving the mobile devices.

Descrição

Palavras-chave

Tecnologia educacional, Dispositivos Móveis, Formação de professores, Ensino médio, Ensino médio integral, Educational technology, Mobile devices, Teacher training, High school, Integral high school

Como citar