A cidade é uma escola: andarilhos em práticas urbanas coletivas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-03-26

Autores

Silva, Marose Leila e [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente tese apresenta relatos e análises de práticas artísticas, políticas e pedagógicas realizadas na cidade de São Paulo com o fim de refletir sobre as potencialidades de uma aprendizagem que se produz no decurso de ações coletivas e colaborativas no espaço urbano. Entre elas, encontram-se a do Coletivo Bloco Fluvial do Peixe Seco, que propõe intervenções carnavalizando, entre outras coisas, os rios da cidade, e também o movimento de ocupação de escolas públicas empreendido pelos secundaristas do país em 2015 e 2016 – para citar apenas as ações mais conhecidas dentre as diversas sobre as quais a tese se debruça, propondo-se a investigar as possibilidades pedagógicas que essas intervenções podem oferecer a estudantes, pesquisadores, artistas e pessoas em geral, objetivando uma reflexão sobre aspectos da história do espaço urbano e das estruturas de poder nele presentes. Com exceção do movimento secundarista, todos os relatos que a autora apresenta são de práticas e experiências artístico-pedagógicas em que esteve diretamente envolvida, seja como participante ou como proponente das ações, por exemplo em sua atuação docente nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Dilermando Dias dos Santos e Tenente José Maria Pinto Duarte. Em todos os relatos, busca revisar o lugar da arte no espaço público – servindo-se de conceitos como “arte contextual”, de Paul Ardenne – e também a noção de aprendizagem e a função da escola. Para tal articula uma reflexão, a partir do pensamento de Foucault, acerca de como essas ações podem influenciar condutas éticas e sociais, configurando-se em uma estética para a própria existência. Por fim, esta tese busca refletir sobre as possibilidades da cidade vir a ser uma escola quando andarilhos, coletivamente, se propõem a ocupar e intervir com micro-ações no espaço urbano.
This thesis presents reports and analysis of artistic, political and pedagogical practices carried out in the city of São Paulo in order to reflect on the potential of a learning process that occurs in the course of collective and collaborative actions in the urban space. Among these practices are the Coletivo Bloco Fluvial do Peixe Seco, which proposes interventions to “carnivalize”, among other things, the rivers of the city, as well as the occupation of public schools undertaken by the country’s high school students in 2015 and 2016 – to mention only the best-known actions among the several on which the thesis focuses, proposing to investigate the pedagogical possibilities that these interventions can offer to students, researchers, artists and people in general, aiming at a reflection on aspects of the history of urban space and its structures of power. With the exception of the high school student movement, all the reports that the author presents are about practices and artistic-pedagogical experiences in which she was directly involved, either as a participant or as a proponent of the actions, for example in her teaching role in the Municipal Schools of Primary Education Dilermando Dias dos Santos and Tenente José Maria Pinto Duarte. In all the reports, the author seeks to review the place of art in public space – using concepts such as “contextual art” by Paul Ardenne – as well as the notion of learning and that of the function of the school. For that to be done the thesis articulates a reflection, based on Foucault’s thought, on how these actions can influence ethical and social conducts, leading to an aesthetic for existence itself.

Descrição

Palavras-chave

Espaço urbano, Educação pública, Intervenções artísticas, Urban space, Public education, Artistic interventions

Como citar