A inserção da temática ambiental no currículo do ensino médio do Estado de São Paulo

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Data

2018-09-25

Autores

Domeneghi, Liliane Samira Becari Nogueira

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar a incorporação de aspectos relacionados à temática ambiental (temas ambientais, procedimentos didáticos) no currículo oficial do ensino médio da rede estadual de São Paulo, bem como nos respectivos materiais de apoio. Para isso, essa investigação utilizou como corpus documental os quatro fascículos do Currículo do Estado de São Paulo e seus materiais de apoio, denominados “caderno do aluno” e “caderno do professor”, de todas as disciplinas e áreas do conhecimento, totalizando cento e quarenta cadernos. Caracterizou-se, portanto, enquanto uma investigação de natureza qualitativa do tipo “pesquisa documental”. O corpus documental foi submetido à uma técnica de análise de textos denominada “Análise de Conteúdo”, proposta por Laurence Bardin. Inicialmente, foi realizada a “leitura flutuante” de todos os materiais que compuseram o corpus desta pesquisa, resultando em uma primeira constatação: a ausência de elementos da temática ambiental nos materiais da disciplina de Educação Física. Posteriormente, os elementos da temática ambiental identificados nos demais materiais permitiram a construção de “unidades de registro”, que foram agrupadas em duas categorias de análise: “Uso e apropriação de recursos naturais e seus impactos” e “Medidas para o enfrentamento da crise ambiental”. Em seguida, as “Situações de Aprendizagem” que contemplavam elementos da temática ambiental foram analisadas, no caderno do professor, para mapeamento dos procedimentos didáticos sugeridos. Os resultados revelaram a predominância de elementos da temática ambiental nos materiais da área de “Ciências da Natureza e suas tecnologias”, embora tenham sido identificados também em número significativo na área de “Ciências Humanas e suas tecnologias”. Na categoria “Uso e apropriação de recursos naturais e seus impactos”, que concentrou a maior parte das “unidades de registro” construídas, percebeu-se a predominância do caráter dicotômico da relação sociedade-natureza, reforçando uma visão utilitarista do ambiente. Sobre as “Medidas para o enfrentamento da crise ambiental”, os materiais analisados revelaram um foco na adoção de atitudes mais conscientes em relação às atividades que geram algum impacto para o ambiente, sem aprofundar reflexões acerca do consumo, modo de vida e sobre o modo de produção. Além disso, os procedimentos didáticos mapeados revelaram a predominância de leitura de texto seguida de questionário, com predomínio de questões “reprodutivas” sobre questões “produtivas”. Nesse sentido, a inserção da temática ambiental no currículo do ensino médio do estado de São Paulo e em seus materiais de apoio evidencia incoerências e contradições com o estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e com o referencial teórico adotado nesta pesquisa, revelando limitado potencial transformador da relação estabelecida entre sociedade-natureza, uma vez que não problematiza o consumo, o modo de vida e de produção na sociedade capitalista. Além disso, elementos como a ênfase no caráter danoso para o ambiente proveniente das ações antrópicas, a adoção de atitudes individuais de redução de impactos ambientais sem problematizar o consumo e o modo de produção, a predominância de procedimentos didáticos que pouco colaboram para o debate, a discussão e reflexão acerca da problemática ambiental, atrelados à dicotomia entre ensino e aprendizagem e a ênfase no desenvolvimento de habilidades e competências expressos no currículo revelam uma possível influência da visão neoliberal de educação na elaboração destes documentos, reforçando uma perspectiva acrítica deste currículo, que pode acabar por silenciar algumas vozes, experiências, histórias e trajetórias pelas quais os alunos são constituídos e dão sentido ao mundo que os cerca.
This research sought to analyze the incorporation of aspects related to the environmental theme (environmental themes, didactic procedures) in the official high school curriculum of the state public school of São Paulo, as well as in the respective supporting materials. To do so, this research used as documentary corpus the four issues of the Curriculum of the State of São Paulo and its supporting materials, called "student notebook" and "teacher's notebook", of all subjects and areas of knowledge, totaling one hundred and forty notebooks. It was characterized, therefore, as an investigation of a qualitative nature of the type "documentary research". The documentary corpus was submitted to a text analysis technique called "Content Analysis", proposed by Laurence Bardin. Initially, the "floating reading" of all the materials that compose the corpus of this research was carried out, resulting in a first finding: the absence of elements of the environmental theme in the materials of the Physical Education subject. Subsequently, the elements of the environmental theme identified in the other materials allowed the construction of "registration units", which were grouped into two categories of analysis: "Use and appropriation of natural resources and their impacts" and "Measures to deal with the environmental crisis". Next, the "Situations of Learning" that contemplated elements of the environmental theme were analyzed, in the teacher's notebook, to map the suggested didactic procedures. The results revealed the predominance of elements of the environmental theme in the materials of the area of "Natural Sciences and their technologies", although they have also been identified in significant numbers in the area of "Human Sciences and their technologies". In the category "Use and appropriation of natural resources and their impacts", which concentrated most of the "record units" constructed, the predominance of the dichotomous character of the society-nature relationship was perceived, reinforcing a utilitarian view of the environment. On the "Measures to deal with the environmental crisis", the analyzed materials revealed a focus on the adoption of more conscious attitudes towards the activities that generate some impact for the environment, without deepening reflections on the consumption, way of life and on the way of production. Moreover, the didactic procedures mapped revealed the predominance of text reading followed by questionnaire, with predominance of "reproductive" questions on "productive" questions. In this sense, the inclusion of the environmental theme in the high school curriculum of the state of São Paulo and its support materials evidences inconsistencies and contradictions with what is established in the National Curricular Guidelines for Environmental Education and with the theoretical reference adopted in this research, revealing a limited transforming potential of the relationship established between society and nature, since it does not problematize consumption, the way of life and production in capitalist society. Furthermore, elements such as the emphasis on the harmful character to the environment caused by anthropic actions, the adoption of individual attitudes to reduce environmental impacts without problematizing consumption and the way of production, the predominance of didactic procedures that do little to contribute to the debate, the discussion and reflection on the environmental problem, coupled with the dichotomy between teaching and learning and the emphasis on the development of skills and competences expressed in the curriculum reveal a possible influence of the neoliberal view of education in the elaboration of these documents, reinforcing an uncritical perspective of this curriculum, which may end up by silencing some voices, experiences, histories and trajectories by which the students are constituted and give meaning to the world around them.

Descrição

Palavras-chave

Temática ambiental, Educação ambiental, Currículo, Ensino médio, Environmental theme, Environmental education, Curriculum, High school

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