A formação técnica e agroecologia no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: o curso pós-médio em “Cooperativismo e Agroecologia” no estado de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-03-29

Autores

Gomes, Rogerio

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa apresenta as contribuições dos cursos técnicos com abordagem em agroecologia para os territórios de reforma agrária, e promovidos pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no estado de São Paulo. Apontamos como experiência de análise no curso técnico em “Cooperativismo e Agroecologia” ocorrido entre 2015 e 2017, na Escola Estadual de Educação Popular Rosa Luxemburgo, localizada no Assentamento Rosa Luxemburgo no município de Agudos-SP. No primeiro capítulo trazemos reflexões teóricas próximas do conceito de educação e da formação técnica, a relação de teoria e a prática nos processos de luta por educação libertadora, e de processo histórico no continente latino-americano com protagonismo dos movimentos sociais. Em seguida trazemos o termo de agroecologia para além de uma prática de produção de alimento, como bandeira de luta em todas as dimensões da vida entre campo e cidade, e especificamente no contexto do estado de São Paulo. Para o terceiro capítulo, destacamos as caraterísticas de lugar e dimensões pedagógicas do Curso técnico em Cooperativismo e Agroecologia e as percepções dos que fizeram o curso a respeito do curso, agroecologia e assentamentos rurais. Como processo metodológico, temos feito revisão bibliografia e levantamento de documentos acerca do curso técnico, realizado entrevistas semiestruturadas aos que se formaram do curso. Contudo, a sistematização das informações levantadas foi no sentido de identificar as perspectivas sobre o curso técnico e os territórios de reforma agrária.
This research presents the contributions of the technical courses with approach in agroecology for the territories of agrarian reform, and promoted by the Movement of Landless Rural Workers (MST) in the state of Sao Paulo. We point out as an analysis experience the technical course in "Cooperativism and Agroecology" carried out between 2015 and 2017, in the State School of Popular Education Rosa Luxemburg, located in the Rosa Luxemburg Settlement in the municipality of Agudos-SP. In the first chapter we bring theoretical reflections on the concept of education and technical training, the relation of theory and practice in the processes of struggle for liberating education, and the historical process in the Latin American continent with protagonism of social movements. Then we bring the term agroecology as well as a practice of food production, as a banner of struggle in all dimensions of life between the countryside and the city, and specifically in the context of the state of Sao Paulo. For the third chapter, we highlight the spatial characteristics and pedagogical dimensions of the Technical Course in Cooperativism and Agroecology and the perceptions of those who graduated about the course, agroecology and rural settlements. As a methodological process, we have made a bibliographical review and documents about the technical course, conducted semi-structured interviews to those who formed the course. The systematization of the information raised was in the sense of identifying the perspectives on the technical course and the territories of agrarian reform.
Esta investigación presenta las contribuciones de los cursos técnicos con abordaje en agroecología para los territorios de reforma agraria, y promovidos por el Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) en el estado de San Pablo. Señalamos como experiencia de análisis el curso técnico en “Cooperativismo y Agroecología” realizado entre 2015 y 2017, en la Escuela Estadual de Educación Popular Rosa Luxemburgo, localizada en el Asentamiento Rosa Luxemburgo en el municipio de Agudos-SP. En el primer capítulo traemos reflexiones teóricas sobre el concepto de educación y formación técnica, la relación de teoría y práctica en los procesos de lucha por educación libertadora, y de proceso histórico en el continente latinoamericano con protagonismo de los movimientos sociales. En seguida traemos el término de agroecología además de una práctica de producción de alimento, como bandera de lucha en todas las dimensiones de la vida entre campo y ciudad, y específicamente en el contexto del estado de San Pablo. Para el tercer capítulo, destacamos las características espaciales y dimensiones pedagógicas del Curso técnico en Cooperativismo y Agroecología y las percepciones de los que se graduaron acerca del curso, agroecología y asentamientos rurales. Como proceso metodológico, hemos hecho revisión bibliográfica y levantamiento de documentos acerca del curso técnico, realizado entrevistas semiestructuradas a los que se formaron del curso. La sistematización de las informaciones levantadas fue en el sentido de identificar las perspectivas sobre el curso técnico y los territorios de reforma agraria.

Descrição

Palavras-chave

Educação e formação técnica, Curso técnico em agroecologia, Territórios de reforma agrária, Estado de São Paulo, MST, Geografia, Education and technical training, Technical course in agroecology, Territories of agrarian reform, Geography, Educación y formación técnica, Curso técnico en agroecología, Educação do Campo, Educación del Campo

Como citar