A comunicação reticular e a implantação do WhatsApp como veiculo de comunicação a partir da matriz IMADEFI: um estudo de caso na Rede Confiança de Supermercados

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-03-25

Autores

Ananias Junior, Luiz Francisco

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Apresentam-se aportes para compreender as alterações do novo ambiente de comunicação reticular interna em uma organização varejista privada do setor supermercadista, intitulada Rede Confiança de Supermercados, a partir da implantação do aplicativo WhatsApp via matriz de processo de comunicação. Discute-se o entorno das práticas estratégicas de comunicação em mídias e suportes digitais no ambiente de trabalho, sobretudo considerando a ambiência da Internet como viabilizadora de espaços de relacionamento, formas de sociabilidade e possibilidades de interação entre organizações e seus colaboradores. Demostram-se a elaboração e implantação desta matriz como forma de viabilizar comportamentos frente aos dispositivos moveis de comunicação na empresa caso, e as contribuições no trabalho corporativo, nomeadamente, ao acesso à informação, na construção e difusão de conhecimentos deste público e na manutenção de relacionamentos laborais e de negócios.
Contributions are presented to understand the changes of the new environment of internal reticular communication in a private organization of the supermarket sector, entitled Rede Confiança de Supermercados, from the implementation of the WhatsApp application by matrix of communication process. It discusses the entertainment guidelines of communication media networks in the middle of work, greater should be the communication of the Internet as enviroment of social network, forms of sociability and possibilities of interaction and their collaborators. Showns the development and issue of this matrix as a way to make the front for the devices of communication and disclosure of cases of corporate work, either for access to corporate information, in the construction and dissemination of public knowledge and in the maintenance of labor and business relationships

Descrição

Palavras-chave

Comunicação reticular, Comunicação organizacional, WhatsApp, Matriz produto-processo, Reticular communication, Organizational communication, Product-process matrix

Como citar