Educação ambiental na educação infantil: contribuições didáticas

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Data

2019-03-18

Autores

Santos, Carolina Moraes

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O complexo cenário da Educação Infantil tem sido discutido e modificado durante os últimos anos e hoje temos contribuições teóricas importantes para o desenvolvimento de práticas pedagógicas realmente significativas durante essa etapa educativa. Diversos estudos atuais demonstram que o desenvolvimento e a capacidade de aprendizagem das crianças durante a primeira infância é altíssima e que o ocorrido nesse período pode repercutir durante toda sua vida. Levando em conta a exigência de atenção pedagógica dessa etapa educativa e a importância das atividades de Educação Ambiental para a formação de um cidadão crítico, problematizador e atuante na sociedade, planejamos e desenvolvemos atividades relacionadas a três principais temas: 1) Meio Ambiente; 2) Transformações e 3) Animais. Baseado nisso, esta pesquisa visa investigar formas de conduzir atividades representativas sobre Educação Ambiental na Educação Infantil, mais precisamente em uma turma de 9 alunos com idades entre 2 e 3 anos de uma escola de Educação Infantil localizada na cidade de Bauru, durante o ano letivo de 2018. As atividades propostas foram organizadas e avaliadas em pré categorias, desde sua apresentação aos alunos, a fim de analisar a recepção das crianças, o tempo de concentração, participação e possíveis demonstrações de significação. Assim foi possível analisar também a qualidade da trajetória cognitiva de cada uma dessas crianças, baseada em uma síntese de significação. Também serão discutidos o potencial didático de cada atividade e os pressupostos para a Educação Ambiental na Educação Infantil. Considerando os resultados obtidos, as atividades foram, no geral, bem recebidas pelas crianças que demonstraram a significação de conceitos de diversas formas, a partir da fala, ações e interações de um e outro. Esperamos que este trabalho traga contribuições para os professores da Educação Infantil, apresentando possibilidades de apropriação das elaborações do gênero humano, por meio das práticas de intervenções pedagógicas significativas, entendendo que esse aprimoramento faz-se necessário para possibilitar diferentes vivências para os pequenos, visando seu desenvolvimento íntegro e saudável durante a primeira infância.
The complex scenario of early childhood education has been discussed and modified over the last few years and we do not yet have a concrete definition of how to develop truly meaningful pedagogical practices during this period. Several current studies show that children's learning ability during early childhood is very high and that what happened during this period can have repercussions throughout their lives. Taking into account the demand for pedagogical attention of this period and the importance of environmental education activities for the formation of a critical, problematizing and active citizen in society, we plan and develop activities related to three main themes: 1) Environment; 2) Transformations and 3) Animals. From this, this research aims to investigate ways of conducting representative activities on environmental education in children's education, more precisely in a class of 9 students between the ages of 2 and 3 years of a kindergarten school located in the city of Bauru during the year The proposed activities were organized and evaluated in pre categories, from their presentation to the students, in order to analyze their reception, time of concentration, participation and possible demonstrations of meaning, so we could also analyze the quality of the cognitive trajectory of each one of them from a synthesis of meaning. We will also discuss the didactic potential of each activity and the assumptions for environmental education in early childhood education. Considering the results obtained, the activities were, in general, well received by children who demonstrated the meaning of concepts in different ways, from speech, actions and interactions of one and the other. We expect that this work will bring contributions to the teachers of the children's education, presenting possibilities of appropriation of the elaborations of the human kind, through the practices of significant pedagogical interventions, understanding that this improvement is necessary to enable different experiences for the children, aiming their healthy development during early childhood.

Descrição

Palavras-chave

Educação infantil, Educação ambiental, Primeira infância, Desenvolvimento infantil, Aprendizagem, Childhood education, Environmental education, Eearly childhood, Child development, Learning

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