A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-03-29

Autores

Souza, Allan Christian Domingues [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

“A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György Ligeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido” tem enquanto ponto de partida as discussões contidas em “Confluências histórico-técnicas no conceito de micropolifonia (1956-1966)” (SOUZA, 2014). Perante a confirmação da incidência de influência oriunda do modelo contrapontístico sobre a concepção do modelo micropolifônico (MARTÍN, 2001; HOLLOWAY, 2004; HALSEY, 2012; FERRAZ, 2010; CLENDINNING, 1989; GRIFFITHS, 1983; BERNARD, 1994; RODRIGUES, 2008; STEINITZ, 2003), ficou latente a hipótese de que o modelo contrapontístico pudesse ser mais um elemento fundamental a esta desta confluência. Desta maneira, a presente tese visa investigar se o modelo micropolifônico consiste em uma tríplice confluência entre os modelos serial, eletrônico e contrapontístico – de maneira que estes três modelos sejam caracterizados enquanto indissociáveis perante o conceito de micropolifonia. A metodologia baseia-se fundamentalmente na análise das obras concluídas durante a fase micropolifônica de Ligeti (1957-1967), orientada sob a ótica da tríplice confluência aqui posposta. A investigação da hipótese aqui levantada, assim como de suas implicações e, consequentemente, da maneira como teria se dado esta reação, constam como objetivos fundamentais à presente pesquisa.

Descrição

Palavras-chave

Micropolifonia, György Ligeti, Tecnomorfismo, Contraponto, Música eletrônica, Música serial, Massas sonoras, Micropolyphony, György Ligeti, Technomorphism, Counterpoint, Electronic music, Serial music, Sound masses

Como citar