A gestão escolar na implementação das políticas educacionais: qual o seu papel?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-04-17

Autores

Silva, Sebastião Donizeti da

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo “estudo de caso” que visa analisar o papel da Gestão Escolar na implementação das políticas educacionais definidas pela gestão pública, apoiado em Lüdke e André (1986), Bogdan e Biklen (1999), Sampieri, Collado e Lucio (2010), Minayo (1994), Severino (2007). Foi desenvolvida em uma escola da rede pública do Estado de São Paulo, situada na zona Norte de Franca. Pretendeu-se compreender as concepções dos gestores escolares sobre os fundamentos teóricos que embasam as políticas educacionais definidas pelos Governos Federais e Estaduais, bem como demonstrar o papel da gestão escolar nessa ação e identificar os desdobramentos das formas gestoras nos espaços escolares, averiguar como as pessoas (gestores, docentes, estudantes e funcionários da escola) operacionalizam os recursos disponíveis: equipamentos, material didático e verbas para aquisição dos insumos necessários para a prática pedagógica. A pesquisa foi realizada numa escola pública de Franca que atende do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, localizada na zona norte da periferia de Franca-SP. A análise se fundamentou em estudos de gestão educacional escolar nos níveis micro e macro. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas com os participantes da pesquisa: gestores(as), docentes, estudantes, pessoal da secretaria, agentes de organização escolar. Foram trabalhadas as seguintes dimensões da gestão escolar: gestão administrativo-burocrática, gestão de pessoas, gestão financeira, gestão patrimonial, gestão pedagógica. Nesta perspectiva buscou-se formatar um quadro referencial para a gestão escolar com o intuito de contribuir para a sua melhoria, colocar em discussão a possibilidade de construção de inovações na prática da gestão escolar, promover maior interação entre os sujeitos escolares num processo de gestão democrático-participativa. O que justificou esta pesquisa foi a importância de demonstrar as práticas gestoras na escola, frente ao quadro nada otimista da educação e, como consequência, a própria desvalorzição da escola pública. Fechamos a pesquisa, mas a discussão continua em aberto dado o panorama desalentador da educação hoje, entretanto esperamos ter contribuído para com a discussão sobre o tema e que nosso trabalho possa estimular outras pesquisas, dado que o tema não se esgota numa análise da prescrição política em que os gestores da coisa pública pretendem que sejam sazonais e não permanente.
This is about a qualitative approach research of "case study" that aims to analyze the role of School Management for implementation of educational policies established by public management, supported by Lüdke and André (1986), Bogdan and Biklen (1999), Sampieri, Collado and Lucio (2010), Minayo (1994), Severino (2007). It was developed in a public school in the State of São Paulo, located in north of Franca. The intention was to understand the conceptions of the school managers on the theoretical foundations that base the educational policies defined by the Federal and State Governments, as well as to demonstrate the role of school management in this action and to identify the unfolding of the management forms in the school spaces, to investigate how people (managers, teachers, students and school staff) operate the available resources: equipment, didactic material and funds to acquire the necessary inputs for pedagogical practice. The research was carried out in a public school in Franca that attends the 6th year of Elementary School to the 3rd grade of High School, located in the northern periphery of Franca-SP. The analysis was based on school educational management studies at micro and macro levels. Data were c llected through questionnaires and semi-structured interviews with the research participants: managers, teachers, students, secretarial staff and school organization agents. The following dimensions of school management were elaborated: administrative and bureaucratic management, personnel management, financial management, patrimonial management and pedagogical management. In this perspective, we tried to format a reference framework for school management in order to contribute for its improvement, to discuss the possibility of building innovations in school management practice, to promote greater interaction among school subjects in a democratic and participative approach. This research was justified by the importance of demonstrating management practices in school, in face of a non optimistic education scenario having as consequence the devaluation of public school. Although concluded the research the discussion remains in reason of the discouraging view of education today, however we hope to have contributed for this subject discussion and we expect our work may stimulate further research as the topic does not exhaust itself through analysis of political prescription in which public managers intend to be seasonal rather than permanent.
Se trata de una investigación con enfoque cualitativo del tipo "estudio de caso" que busca analizar el papel de la Gestión Escolar en la implementación de las políticas educativas definidas por la gestión pública, apoyado en Lüdke y André (1986), Bogdan y Biklen (1999), Sampieri, Collado y Lucio (2010), Minayo (1994), Severino (2007). (2013). Fue desarrollada en una escuela de la red pública del Estado de São Paulo, que está en la zona Norte de Franca. Se pretendió comprender las concepciones de los gestores escolares sobre los fundamentos teóricos que fundamentan las políticas educativas definidas por los gobiernos federales y estatales, así como demostrar el papel de la gestión escolar en esa acción e identificar los desdoblamientos de las formas gestoras en los espacios escolares, averiguar cómo las personas (gestores, docentes, estudiantes y funcionarios de la escuela) operan los recursos disponibles: equipos, material didáctico y fondos para la adquisición de los insumos necesarios para la práctica pedagógica. La investigación fue realizada en una escuela pública de Franca que atiende del 6º año de la Enseñanza Fundamental a la 3ª serie de la Enseñanza Media (al tercer año del Bachillerato), ubicada en la zona norte de la periferia de Franca-SP. El análisis se basó en estudios de gestión educativa escolar en los niveles micro y macro. Los datos fueron recolectados por medio de cuestionarios y entrevistas semiestructuradas con los participantes de la investigación: gestores (as), docentes, estudiantes, personal de la secretaría, agentes de organización escolar. Se trabajaron las siguientes dimensiones de la gestión escolar: gestión administrativa-burocrática, gestión de personas, gestión financiera, gestión patrimonial, gestión pedagógica. En esta perspectiva se buscó formatear un cuadro referencial para la gestión escolar con el objetivo de contribuir en su mejoría, poner en discusión la posibilidad de construir innovaciones en la práctica de la gestión escolar, promover una mayor interacción entre los sujetos escolares en un proceso de gestión democrático - participativa. Lo que justificó esta investigación fue la importancia de demostrar las prácticas gestoras en la escuela, frente al cuadro nada optimista de la educación y, como consecuencia, la propia desvalorización de la escuela pública. Hemos cerrado la investigación, pero la discusión sigue abierta al panorama desalentador de la educación hoy, sin embargo esperamos haber contribuido a la discusión sobre el tema y que nuestro trabajo pueda estimular otras investigaciones, dado que el tema no se agota en un análisis de la prescripción política en que los gestores de la cosa pública pretienden que sean estacionales y no permanentes.

Descrição

Palavras-chave

Gestão escolar, Políticas educacionais, Democratização do ensino, School management, Educational policies, Democratization of education, Gestión escolar, Políticas educativas, Democratización de la enseñanza

Como citar