Escolas Sustentáveis no Brasil: As COM-VIDAS – “Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida” – como mobilizadoras da participação da comunidade local e de transformações socioambientais nas escolas

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Data

2019-04-15

Autores

Santos, Jessica Maria dos [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Fruto de Políticas Públicas de Educação Ambiental, a proposta de Escolas Sustentáveis no Brasil pode contribuir para que cada escola se torne um “espaço irradiador de sustentabilidade para a comunidade”. As formas como esses processos se desenvolvem nas diferentes escolas, com destaque para a proposta de criação das COM-VIDAS “Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida”, são o foco deste trabalho. Diante da relevância do tema exposto, este presente estudo teve como objetivo compreender a proposta de criação das COM-VIDAS e sua capacidade de mobilizar a participação da comunidade local, assim como as transformações socioambientais nos espaços escolares, possibilitadas pelas ações desenvolvidas através dessas Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida. A pesquisa partiu do questionamento: “O que são Escolas Sustentáveis?” e a busca para compreender essa indagação desencadeou olhares específicos para o entendimento de como essa proposta se desenvolve no Brasil, com destaque para o Programa Nacional de Escolas Sustentáveis, para as Conferências InfantoJuvenis para o Meio Ambiente, as COM-VIDAS, também fruto de Processos Formativos em Escolas Sustentáveis. Os procedimentos metodológicos da dissertação destacaram a abordagem teórica, exploratória e qualitativa, sendo concretizado por meio de pesquisa bibliográfica e análise teórica documental. Como resultado a pesquisa reforça o desafio da formação de sujeitos ecologicamente orientados e aspectos positivos diagnosticados em escolas brasileiras que, através de ações de educação ambientais participativas, desencadearam mudanças expressivas no cotidiano escolar, através de ações da COM-VIDA e consequente envolvimento da comunidade local. Este trabalho destaca as experiências transformadoras vivenciadas por uma escola pública municipal da cidade de Barretos/SP, além de outros exemplos relevantes sobre a temática investigada.
Fruit from Public Policies of Environmental Education, the proposal of Sustainable Schools in Brazil can contribute to each school to become “a space which radiates sustainability to the community”. The ways these processes develop at different schools, with particular reference to the proposal of the creation of the COM-VIDAS “Commissions of the Environment and Life Quality”, are the focus of this work. Considering the importance of the topic exposed, this current study aimed to understand the proposal of the creation of the COM-VIDAS and its potential to mobilize the participation of the Local Community, as well as the socio-environmental changes in the schools, enabled by the actions developed through these “ Commissions of the Environment and Life Quality. The research emerged from the questioning: “What are Sustainable Schools ? ” And the search to understand this inquiry triggered specific views to the understanding of how this proposal is developed in Brazil, notably the National Program of Sustainable Schools, the Youth Conference to the Environment and the COM-VIDAs - Commissions of the Environment and Life Quality, also fruit from Formative Processes in Sustainable Schools. The methodological procedures of the dissertation highlighted the Theoretical Approach, exploratory and qualitative, accomplished through bibliographical research and documental theoretical analysis. As a result, the research reinforces the challenges of the formation of subjects ecologically oriented and positive aspects diagnosed in Brazilian schools which, through actions of participative environmental education, caused substantial changes in the school routine, through actions of the COM-VIDA and the resulting engagement of the local community. This work highlights the transformational experiences gone through by a municipal public school from the city of Barretos/SP, aside from other relevant examples on the investigated subject area.

Descrição

Palavras-chave

Com-vidas, Educação Ambiental, Escolas Sustentáveis, Políticas Públicas, Environmental Education, Public Policies, Sustainable Schools

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