A questão da informação musical: diálogos entre organização do conhecimento, semiótica e música

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-05-31

Autores

Moura, Jozuel Vitorino de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este estudo objetivou analisar o potencial informativo do campo da música sob a perspectiva da semiótica de Charles Sanders Peirce, assim como identificar autores, fundamentos teóricos e teorias que apontem estudos envolvendo o campo da música e a organização do conhecimento. A música se apresenta como um campo de diversas possibilidades informativas, compreendendo além de documentos e seus dados, o fenômeno observado por meio da experiência e do processo cognitivo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseando-se em publicações científicas na área da Música, Organização do conhecimento e Semiótica. Por meio dessa pesquisa foi possível compreender que a música apresenta significados subjetivos que estão relacionados ao contexto social e experiências humanas já vivenciadas. Dessa forma foi possível compreender que as informações musicais estão intimamente relacionadas ao contexto social em que o ser humano está inserido, pois é nele que, por meio do processo cognitivo se constrói o conhecimento.
This study aimed to analyze the informative potential of the field of music from the perspective of the semiotics of Charles Sanders Peirce. The music presents itself as a field of diverse informative possibilities, comprising besides documents and its data, the phenomenon observed through the experience and the cognitive process, as well as to identify authors, theoretical foundations and theories that point out studies involving the field of music and the knowledge Organization. For this, a bibliographic research was carried out based on scientific publications in the area of Music, knowledge Organization and Semiotics. Through this research it was possible to understand that music presents subjective meanings that are related to the social context and human experiences already experienced. In this way it was possible to understand that the musical information is closely related to the social context in which the human being is inserted, because it is in him that, through the cognitive process, knowledge is constructed.

Descrição

Palavras-chave

Semiótica, Música, Organização do conhecimento, Semiotics, Music, Knowledge organization

Como citar