A territorialização da JBS no Brasil e na Argentina e seu impacto internacional

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-04-22

Autores

Vieira, Daniel Cordeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este estudo analisa a expansão territorial da empresa JBS, que a partir de 2005 realizou um processo de internacionalização adquirindo frigoríficos na Argentina, com apoio do Estado brasileiro e crédito do banco público BNDES. Foram identificados as plantas industriais adquiridas no país e sua estratégia de dominar as várias etapas da cadeia produtiva da carne, desde a criação dos animais até a comercialização junto ao consumidor final. Apresenta informações sobre o agronegócio da carne na Argentina e os conflitos no campo devido a recente expansão da cultura da soja em regiões tradicionais da pecuária de corte. O recorte temporal do estudo é entre os anos de 2005 (quando a JBS adquiriu a Swift Armour na Argentina) até 2017 (quando a empresa vendeu todos seus ativos na Argentina).
This study analyzes the territorial expansion of JBS, that since 2005 has carried out an internationalization process acquiring refrigerators in Argentina, with support from the Brazilian State and credit from the public bank BNDES. Have been identified the industrial plants wich were acquired in the country and its strategy to dominate the various stages of the meat production chain, from the creation of the animals to the commercialization with the final consumer. It presents information on beef agribusiness in Argentina and the conflicts in the field because the recent expansion of soybean cultivation in traditional areas of beef cattle. The time frame of the study is between 2005 (when JBS acquired Swift Armour in Argentina) until 2017 (when the company sold all its assets in Argentina)
Este estudio analiza la expansión territorial de la empresa JBS, que a partir de 2005 realizó un proceso de internacionalización adquiriendo frigoríficos en Argentina, con apoyo del Estado brasileño y crédito del banco público BNDES. Se identificaron las plantas industriales adquiridas en el país y su estrategia de dominar las varias etapas de la cadena productiva de la carne, desde la cría de los animales hasta la comercialización junto al consumidor final. Presenta informaciones sobre el agronegocio de la carne en Argentina y los conflictos en el campo debido a la reciente expansión de la cultura de la soja en regiones tradicionales de la ganadería. El recorte temporal del estudio es entre los años 2005 (cuando JBS adquirió Swift Armour en Argentina) hasta 2017 (cuando la empresa vendió todos sus activos en Argentina).

Descrição

Palavras-chave

Território da Carne, Internacionalização, JBS, Estado, Argentina, Territory of the Meat, Internationalization, State, Territorio de la Carne, Internacionalización

Como citar