A dimensão sensível da educomunicação: a contribuição da experiência estética ao campo de interface entre comunicação e educação no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-04-29

Autores

Lopes, Mariana Ferreira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A tese tem por objetivo discutir as potencialidades contributivas da noção de experiência estética à inter-relação entre comunicação e educação, em especial à educomunicação, a partir da análise de produções científicas. A educomunicação consiste em um campo de intervenção social, marcado pela interdiscursividade, cujas práticas e reflexões voltam-se ao desenvolvimento de ecossistemas comunicativos — democráticos, inclusivos, midiáticos e criativos — em espaços educativos, atendo-se, sobretudo, à capacidade expressiva dos sujeitos. Por sua vez, a experiência estética é aqui tomada em seu aspecto relacional, enquanto percepção sensível do espectador, que adota uma atitude estética frente a objetos não exclusivamente circunscritos ao âmbito artístico. Parte-se de sua aproximação com o comunicacional, revelada por certos deslocamentos de ambas as noções, que nos encaminha para a comunicabilidade da experiência estética e a dimensão estética da comunicação. A tese fundamenta-se na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo de cunho qualitativo de artigos nacionais publicados na revista Comunicação & Educação entre os anos 1994 e 2017. O estudo identificou cinco contextos de apropriação das discussões referentes à estética nos textos analisados: alteridade e identidade; artístico; comunicativo; disciplinar e educativo. As contribuições da experiência estética à educomunicação se orientam em três vertentes: abordagens de educação para a comunicação; discussões sobre sensório na contemporaneidade e a fundamentação do aspecto dialógico dos ecossistemas comunicativos.
La tesis tiene por objetivo discutir las potencialidades contributivas de la noción de experiencia estética a la interrelación entre comunicación y educación, en especial a la educomunicación, a partir del análisis de producciones científicas. La educomunicación consiste en un campo de intervención social, marcado por la interdiscursividad, cuyas prácticas y reflexiones se vuelven al desarrollo de ecosistemas comunicativos — democráticos, inclusivos, mediáticos y creativos — en espacios educativos, buscando, sobre todo, a la capacidad expresiva de los sujetos. Por su parte, la experiencia estética es aquí tomada en su aspecto relacional, como percepción sensible del espectador, que adopta una actitud estética frente a objetos no exclusivamente circunscritos al ámbito artístico. Se parte de su aproximación con el comunicacional, revelada por ciertos desplazamientos de ambas nociones, que nos encamina hacia la comunicabilidad de la experiencia estética y la dimensión estética de la comunicación. La tesis se fundamenta en la investigación bibliográfica y en el análisis de contenido cualitativo de artículos nacionales publicados en la revista Comunicación & Educación entre los años 1994 y 2017. El estudio identificó cinco contextos de apropiación de las discusiones referentes a la estética en los textos analizados: alteridad y la identidad; artístico; comunicativo; disciplinar y educativo. Las contribuciones de la experiencia estética a la educomunicación se orientan en tres vertientes: enfoques de educación para la comunicación; discusiones sobre sensorio en la contemporaneidad y la fundamentación del aspecto dialógico de los ecosistemas comunicativos.
The thesis aims to discuss the contributory aesthetic experience’s potentialities to the interrelation between communication and education, especially to educommunication, from the analysis of scientific productions. Educommunication consists on a social intervention field, marked by interdiscursivity, whose practices and reflections turn to the development of communicative ecosystems - democratic, inclusive, mediatic and creative - in educational spaces, attending above all to the learners expressive capacity. In turn, aesthetic experience is taken here in its relational aspect, as a sensitive perception of the spectator, who adopts an aesthetic attitude towards objects not exclusively circumscribed to the artistic scope. It starts from its proximity with the communicational, revealed by certain displacements of both notions, which leads us to the communicability of aesthetic experience and the aesthetic dimension of communication. The thesis is based on the bibliographical research and analysis of qualitative content of national articles published in the journal Comunicação & Educação between 1994 and 2017. The study identified five contexts appropriation of the aesthetic discussions in the texts analyzed: alterity and identity; artistic; communicative; disciplinary and educational. The aesthetic experience contributions to educommunication are oriented in three areas: education approaches to communication; discussions about sensory in contemporary times and the dialogical basis aspect of communicative ecosystems.

Descrição

Palavras-chave

Educomunicação, Comunicação/Educação, Experiência estética, Estética da comunicação, Revista Comunicação & Educação, Educomunicación, Comunicación/Educación, Estética de la comunicación, Revista Comunicación y Educación, Educommunication, Communication/Education, Aesthetic experience, Aesthetics of communication, Journal Comunicação & Educação

Como citar