A política de assistência estudantil na Universidade Federal de Goiás – UFG

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-05-09

Autores

Rodrigues, Lílian

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As mudanças contemporâneas na Política Educacional Brasileira, especialmente no tocante à ampliação do acesso de segmentos de baixa renda nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES vêm provocando uma intervenção sistemática de ações que possibilitam a permanência desses estudantes nas universidades e institutos federais. Entre essas ações, destaca-se o Programa Nacional de Assistência Estudantil ‒ PNAES. O estudo em questão tem como objetivo principal analisar a política de assistência estudantil no âmbito da Universidade Federal de Goiás ‒ UFG, a partir do PNAES. No que tange aos objetivos específicos, ressaltam-se as políticas públicas, com ênfase na política educacional a partir da década de 1990; a construção de um panorama histórico da UFG, com recorte entre os anos 2006 e 2016, intentando depreender os desafios, as possibilidades e os avanços da política de assistência estudantil implementada pela UFG. Quanto à metodologia, a pesquisa está pautada pela abordagem qualiquantitativa, na qual inicialmente foi apresentado o estudo exploratório, por meio da revisão bibliográfica, viabilizada pelo diálogo com [ALTAFIN (2010); BEHRING e BOSCHETTI (2006); IAMAMOTO (2007, 2014, 2015); KLAUS (2000); LIBÂNEO (2009) e SHIROMA (2011)], com pesquisas acerca das temáticas: Políticas Públicas e Educacionais; Educação; Ações Afirmativas e Serviço Social, buscando desvelar a realidade estudada. Na análise documental foram utilizados dados referentes à UFG, por meio do seu acervo e de suas respectivas regulamentações [Resolução CONSUNI nº 44/2017; relatórios de gestão da UFG (2014-2016); relatórios de distribuição orçamentária (2014- 2016); história da UFG (https://www.ufg.br/p/6405-historia.); portais da UFG: (https://www.ufg.br. e https://www.prograd.ufg.br/p/12107-cursos-de-graduacao]; dados estatísticos: CCOM Regional Catalão e Regional Goiás, CSS/PROCOM Regional Goiânia e CACOM Regional Jataí (2014 a 2016); UFG: 2006-2013 (http://secom.ufg.br/up/84/o/Livro_UFG_2006-2013.pdf?1398694667) e relatório da Coordenação de Serviço Social da Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária ‒ CSS/PROCOM/UFG (2010). Os resultados do estudo concernem às políticas públicas no contexto educacional a partir da década de 1990, contemplando a universidade pública e as formas de acessá-la, sobremodo mediante as políticas de ações afirmativas, bem como a importância do PNAES, enquanto direito social. Almeja-se contribuir com os estudos dedicados à implementação das políticas públicas educacionais nas IFES, assim como com os esforços envidados pela instituição envolvida, e suas respectivas regionais, na busca pela melhoria das ações voltadas a concretizar a política de assistência estudantil.
The contemporary changes in the Brazilian Educational Policy, especially regarding the increase of access of low income segments in the Federal Institutions of Higher Education - IFES, have provoked a systematic intervention of actions that allow the permanence of these students in the universities and federal institutes. Among these actions, the National Student Assistance Program (PNAES) stands out. The main objective of this study is to analyze the student assistance policy at the Federal University of Goiás (UFG), based on the PNAES. With regard to the specific objectives, the emphasis is on public policies, with emphasis on educational policy from the 1990s; the construction of a historical panorama of the UFG, with a cut between the years 2006 and 2016, trying to understand the challenges, possibilities and advances of the student assistance policy implemented by the UFG. As for the methodology, the research is based on the qualitative approach, in which the exploratory study was initially presented, through a bibliographic review, made possible by the dialogue with [ALTAFIN (2010); BEHRING and BOSCHETTI (2006); IAMAMOTO (2007, 2014, 2015); KLAUS (2000); LIBÂNEO (2009) and SHIROMA (2011)], with research on the themes: Public and Educational Policies; Education; Affirmative Actions and Social Service, seeking to unveil the studied reality. In the documentary analysis, data were used referring to the UFG, through its collection and its respective regulations [Resolution CONSUNI nº 44/2017; management reports of the UFG (2014-2016); budget distribution reports (2014-2016); history of the UFG (https://www.ufg.br/p/6405-historia.); UFG portals: (https://www.ufg.br and https://www.prograd.ufg.br/p/12107-cursos-de-graduacao); statistical data: CCOM Regional Catalão and Regional Goiás, CSS / PROCOM Regional Goiânia and CACOM Regional Jataí (2014 to 2016), UFG: 2006-2013 (http://secom.ufg.br/up/84/o/Livro_UFG_2006- 2013.pdf?1398694667) and report of the Coordination of Service The results of the study concern public policies in the educational context from the 1990s on, including the public university and the ways of accessing it, as well as the importance of the NAPAs as a social right. It aims to contribute to studies dedicated to the implementation of educational public policies in the IFES, as well as to the efforts made by the institution involved, and their respective regional, in the search for the improvement of the actions aimed at concretizing the student assistance policy.

Descrição

Palavras-chave

Assistência estudantil, Educação superior, Permanência, Student assistance, Higher education, Permanence

Como citar