Formação profissional do/a assistente social em tempos de crise do capital e seus rebatimentos: um estudo aproximativo das realidades Brasil e Portugal

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-04-29

Autores

Almeida, Suênya Thatiane Souza de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Serviço Social no Brasil e em Portugal tem sua atuação comprometida com o atendimento dos interesses de segmentos sociais. O/A profissional de Serviço Social dos referidos países atuam nas expressões da “questão social” oriundas neste processo de transformações societárias, ao mesmo tempo em que também sofre os rebatimentos da precarização do trabalho e da formação profissional de forma mais acirrada com a "lógica" da mercantilização da educação superior. Sob tais considerações, o presente trabalho visa analisar a formação profissional do/a assistente social na atualidade, através de um estudo aproximativo da realidade do Brasil e Portugal, em tempos de crise do capital. O trabalho fundamenta-se no método materialista histórico-dialético, visando refletir suas particularidades, singularidades e universalidade entre os dois países. Para tanto, a pesquisadora adentrou-se no universo internacional português a fim de desvelar e desvendar a formação profissional em Portugal, viabilizada por meio da Bolsa de Doutorado Sanduíche financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no referido país. Fez-se necessário situar, inicialmente, a evolução sóciohistórica do Serviço Social de ambos os países; posteriormente, as bases da formação profissional da/o assistente social em cada um deles, bem como os rebatimentos do sistema capitalista na docência e no ensino superior. A pesquisa foi de cunho qualitativo, narrativa e descritiva, a partir de entrevistas realizadas “in lócus”, e também por meio de observações. Foram pesquisadas três Universidades brasileiras e também a representante do Conselho Regional de Serviço Social do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS/MG), totalizando onze sujeitos entrevistados/as. Em Portugal, foram quatro Universidades pesquisadas, além da Presidente da Associação dos Profissionais de Serviço Social de Portugal, totalizando onze sujeitos entrevistados/as. Esse estudo viabilizou sintetizar as aproxiamações da formação profissional do/a assistente social no Brasil e em Portugal, de forma a identificar as particularidades e especificidades de ambos países, com realidades distintas e práticas convergentes. Para tanto, após entrevistas e coletas de dados, a análise foi dividida em quatro categorias:Formação Profissional Brasil – Portugal; Relação Teoria e Prática; Exigências do Mercado de Trabalho – Rebatimentos do Sistema Capitalista na Formação / Atuação Profissional e Elementos Reguladores da Profissão.
The Social Service in Brazil and Portugal is committed to attending to the interests of social segments. The social work professionals of the aforementioned countries act in the expressions of the "social question" arising in this process of societal transformations, at the same time as it also suffers the refusals of the precariousness of work and professional formation in a more fierce way with the "logic" "of the commodification of higher education. Under these considerations, the present work aims at analyzing the professional training of the social worker in the present, through an approximate study of the reality of Brazil and Portugal, in times of capital crisis. The work is based on the historical-dialectical materialist method, aiming to reflect its particularities, singularities and universality between the two countries. In order to do so, the researcher entered the Portuguese international universe in order to unveil and unveil the professional training in Portugal, made possible through the Sanduíche Doctorate Scholarship funded by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) in that country. It was necessary to situate, initially, the socio-historical evolution of the Social Service of both countries; later, the bases of the professional training of the social worker in each of them, as well as the refutations of the capitalist system in teaching and in higher education. The research was qualitative, narrative and descriptive, based on interviews conducted "in loco", and also through observations. Three Brazilian universities were surveyed, as well as the representative of the Regional Council of Social Services of the Regional Council of Social Services of Minas Gerais (CRESS / MG), totaling eleven subjects interviewed. In Portugal, four universities were surveyed, in addition to the President of the Association of Social Service Professionals of Portugal, totaling eleven subjects interviewed. This study made it possible to synthesize the approximations of the professional training of the social worker in Brazil and Portugal, in order to identify the peculiarities and specificities of both countries, with different realities and convergent practices. To do so, after interviews and data collection, the analysis was divided into four categories: Professional Training Brazil - Portugal; Relationship Theory and Practice; Labor Market Requirements - Rebates of the Capitalist Sys
El trabajo social en Brasil y Portugal se han comprometido su rendimiento con el cuidado de los intereses de los grupos sociales. El / la profesional de servicio social de dichos países actúan en las expresiones de la "cuestión social" oriundas en este proceso de transformaciones societarias, al mismo tiempo que también sufre los rebajes de la precarización del trabajo y de la formación profesional de forma más fuerte con la "lógica "de la mercantilización de la educación superior. Bajo estas consideraciones, este estudio tiene como objetivo analizar la formación profesional / a trabajador social en la actualidad, a través de un estudio aproximado de la realidad de Brasil y Portugal, capital de los tiempos de crisis. El trabajo se fundamenta en el método materialista histórico-dialéctico, buscando reflejar sus particularidades, singularidades y universalidad entre los dos países. Por lo tanto, el investigador a entrar en el universo internacional portugués con el fin de comprender y desentrañar la formación profesional en Portugal, posible gracias a la Beca de Doctorado Sandwich financiado por la Coordinación de Educación Superior de Personal de Mejora (CAPES) en ese país. Se hizo necesario situar, inicialmente, la evolución sociohistórica del Servicio Social de ambos países; posteriormente, las bases de la formación profesional de la asistente social en cada uno de ellos, así como los rebatimentos del sistema capitalista en la docencia y en la enseñanza superior. La investigación fue de cuño cualitativo, narrativo y descriptivo, a partir de entrevistas realizadas "in luscus", y también por medio de observaciones. Se investigó tres Universidades brasileñas y también la representante del Consejo Regional de Servicio Social del Consejo Regional de Servicio Social de Minas Gerais (CRESS / MG), totalizando once sujetos entrevistados / as. En Portugal, había cuatro universidades encuestadas, así como el presidente de la Asociación de Profesionales de Servicio Social de Portugal, por un total de once entrevistados / as. Este estudio ha permitido sintetizar la formación / trabajadora social profesional aproxiamações en Brasil y Portugal, con el fin de identificar las particularidades y especificidades de ambos países con diferentes realidades y prácticas convergentes. Por lo tanto, después de las entrevistas y la recopilación de datos, el análisis se divide en cuatro categorías: Formación Profesional Brasil - Portugal; Relación Teoría y Práctica; Exigencias del Mercado de Trabajo - Rebatimentos del Sistema Capitalista en la Formación / Actuación Profesional y Elementos Reguladores de la profesión.

Descrição

Palavras-chave

Formação profissional, Serviço social, Trabalho profissional, Crise do capital, Brasil e Portugal, Social service, Professional qualification, Professional work, Capital crisis, Brazil and Portugal, Servicio social, Formación profesional, Trabajo profesional, Crisis del capital, Brasil y Portugal

Como citar