A gestão da informação e a inteligência competitiva na pecuária leiteira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-05-03

Autores

Santos, Carlos Eduardo Moreno dos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Utilizar a informação como estratégia é fundamental para as organizações rurais e cada vez mais necessário realizar a gestão desse elemento a partir da incorporação de ferramentas como a Inteligência Competitiva. Dessa forma, objetivo geral da pesquisa foi diagnosticar como a gestão da informação e a inteligência competitiva é aplicada na atividade de produção leiteira. De modo específico, buscou-se identificar as principais tecnologias disponíveis para a gestão da informação na pecuária leiteira, identificar os fluxos de informação interno e externo às organizações rurais produtoras de leite, identificar as fontes de informação usadas pelas organizações rurais produtoras de leite para a inteligência competitiva, e identificar dificuldades existentes, por parte dos produtores de leite, na utilização dessas informações. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratório-descritiva, com enfoque qualitativo, a fim de entender a perspectiva dos indivíduos envolvidos no estudo. Foram realizados estudos de caso múltiplos com produtores de leite e uma indústria de processamento de leite. A amostra foi composta por 10 produtores de leite da região de Tupã, selecionada a partir de uma base de dados da antiga Cooperativa de Laticínios da Alta Paulista (COPLAP), entre os produtores que ainda continuam na atividade leiteira, considerando o tempo de atuação na atividade leiteira, a produção destinada predominante ao laticínio, produtividade igual ou superior à média nacional e disponibilidade para participar da pesquisa. A coleta de dados se deu por meio da técnica da triangulação, com entrevistas utilizando um roteiro semiestruturado aplicadas aos produtores rurais e ao gestor do laticínio, observação in loco e análises de documentos dos produtores de leite. Os resultados apontaram que os produtores de leite buscam informações técnicas e gerenciais em conversas informais, utilizam poucas tecnologias na área técnica e nenhuma na parte gerencial. Constatou-se, ainda, que os produtores reconhecem suas necessidades informacionais e buscam pelas informações sempre que consideram necessário, mas não as registram, comprometendo o sucesso da gestão da informação, que depende da organização, do registro e da recuperação das informações.

Descrição

Palavras-chave

Agronegócio, Gestão da informação, Inteligência competitiva, Pecuária leiteira, Agribusiness

Como citar