Fulgurações do poético em O Som e a Fúria e Enquanto Agonizo, de William Faulkner

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-05-10

Autores

Silva, Claudimar Pereira da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente dissertação objetiva a análise da narrativa poética nos romances O som e a fúria (2004) e Enquanto agonizo (2010), do escritor estadunidense William Faulkner. A partir dos pressupostos teóricos cristalizados por Gérard Genette em Discurso da narrativa (1995), mais especificamente os conceitos de voz e focalização, pretende-se analisar como estes dois mecanismos operam na construção da sintaxe discursiva de três narradores previamente selecionados na obra faulkneriana. Trabalhamos com a hipótese de que os conceitos de voz e focalização, ou seja, o processo de enunciação e a instauração da perspectiva sobre a dimensão diegética configuram-se como fatores determinantes para a sedimentação da narrativa poética, respaldada nas técnicas de fluxo de consciência e monólogo interior, no aparato metalinguístico, na modulação lírica de tais vozes, e nas construções subjetivas desses narradores. O corpus de nosso projeto baseia-se em narradores-protagonistas, imiscuídos na ação, e que possuam tal maneira de narrar. Dessa forma, trabalharemos com três narradores provenientes de dois romances importantes da obra de Faulkner: os irmãos Benjy e Quentin Compson, de O som e a fúria, e Darl Bundren, de Enquanto agonizo.
The present dissertation aims at analyzing the poetic narrative in the novels The sound and the fury (2004) and As I lay dying (2010), by American writer William Faulkner. Departing from the theoretical statements crystallized by Gérard Genette in Discurso da Narrativa (1995), more specifically the concepts of voice and focalization, we intend to analyse how these two mechanisms operates in the construction of the discursive syntax of three previously selected narrators in the Faulknerian work. We work with the hypothesis that the concepts of voice and focalization, that is, the process of enunciation and the establishment of perspective upon the diegetic dimension are the determining factors for the sedimentation of poetic narrative, backed in the techniques of stream of consciousness and interior monologue, in the metalinguistic apparatus, in the the lyrical modulation of such voices and the subjective constructions of these narrators. The corpus of our project is based on protagonists-narrators, immersed in the action and who possesses such way of narrating. In this way, we will work with three narrators from two important novels of Faulkner’s work: the brothers Benjy and Quentin Compson of The sound and the fury and Darl Bundren, from As I lay dying

Descrição

Palavras-chave

Enquanto agonizo, narrador, narrativa poética, O som e a fúria, William Faulkner, Narrator, Poetic narrative

Como citar