As místicas do MST: aspectos formais, políticos e organizativos da construção estética do território

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-02-27

Autores

Barbosa, Luciano Carvalho

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho investiga as místicas do MST a partir de suas manifestações concretas, depoimentos de militantes e análise da produção teórica formulada a respeito do tema. Partindo do entendimento do próprio MST em seus documentos e publicações sobre o que é mística, percorremos a investigação desde as raízes semânticas e históricas até os desdobramentos atuais. Procuramos construir um panorama da produção estético-formal com base na seleção de místicas exemplares, buscando identificar se elementos simbólicos, formais e estéticos estão dispostos na perspectiva da classe trabalhadora contra a hegemonia do capital. Nesse sentido, verificamos que as místicas executadas pelos trabalhadores rurais sem-terra apresentam elementos estéticos formais capazes de se opor à produção da indústria cultural, de modo a compor o território sem-terra. Da contraposição estética à hegemonia, a mística sem-terra, portanto, estabelece aproximações de procedimentos formais com o teatro épico brechtiano. Analisamos o conteúdo das encenações observando se categorias geográficas como território, região, espaço e paisagem estão presentes nas sessões de místicas do MST, reforçando a territorialidade sem-terra.Sendo assim, esta dissertação pretende verificar a contribuição da mística para a consolidação do MST como projeto contra-hegemônico em sua luta para se territorializar diante do capitalismo agrário brasileiro, em específico, e o capitalismo enquanto expressão geral de sociabilidade.
Este artículo investiga las místicas del MST a partir de sus manifestaciones concretas, testimonios de militantes y análisis de la producción teórica formulada sobre el tema. De la comprensión MST mismo en sus documentos y publicaciones sobre lo que es mística, pasamos por el investigación desde las raíces semánticas e históricas hasta los desarrollos actuales. Buscamos construir una visión general de la producción estética-formal basada en la selección de místicas ejemplares, Identificar si los elementos simbólicos, formales y estéticos están dispuestos desde la perspectiva de clase obrera contra la hegemonía del capital. En este sentido, encontramos que las místicas realizadas por trabajadores rurales sin tierra tienen elementos estéticos formales capaces de oponerse a la producción de la industria cultural para componer el territorio sin tierra. De la contraposición estética a la hegemonía, la mística sin tierra establece por lo tanto con el teatro épico brechtiano. Analizamos el contenido de los escenarios observando si categorías geográficas como territorio, región, espacio y paisaje están presentes en el MST, reforzando la territorialidad sin tierra. Por lo tanto, esta tesis pretende verificar la contribución de la mística a la consolidación del MST como proyecto contrahegemónico en su lucha por territorializarse contra el capitalismo agrario brasileño, en particular, y el capitalismo como expresión general de la sociabilidad.
This work investigates the mística of the MST from its concrete manifestations, testimonies and analysis of the theoretical production formulated on the subject. Starting from the MST's understanding of their own documents and publications regarding their own Místicas, we proceed from the semantic and historical roots to the present unfoldings. We seek to produce a panorama of formal aesthetic production from the selection of místicas and / or exemplary mística actions. From this selection we seek to identify if symbolic, formal and aesthetic elements are arranged in a working class perspective against the hegemony of capital. In this sense, we try to verify if the místicas performed by landless rural workers have formal aesthetic elements capable of opposing the production of the cultural industry in order to compose the landless territory. From the aesthetic opposition to hegemony, we intend to establish approximations of formal procedures of the mística with the Brechtian epic theater. We analyze the content of scenarios by observing geographic categories such as territory, region, space and landscape presentin the Místicas sessions of the MST, reinforcing landless territoriality. This dissertation intends to verify the contribution of the mísica to the consolidation of the MST as an anti-hegemonic project in its struggle to territorialize itself before Brazilian agrarian capitalismin specific, and capitalism as a general expression of sociability.

Descrição

Palavras-chave

Mística, MST, Território, Territorialidade, Territorialidad, Territory, Territoriality

Como citar