Ampliação do comportamento de falante e ouvinte em crianças com repertório verbal mínimo via instrução por múltiplos exemplares

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-08-19

Autores

Mascotti, Thais de Souza

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Considerando a necessidade de delinear e sistematizar condições de ensino de comportamento verbal a pessoas com repertório verbal mínimo e o uso crescente do Multiple Exemplar Instruction (MEI), estratégia que coloca diferentes topografias de operantes verbais e seus controles de estímulos em rotatividade, com potencial para integrar operantes verbais, o presente trabalho realizou três estudos. O Estudo 01 apresenta uma revisão de literatura com os descritores "multiple exemplar instruction" OR “multiple exemplar training", no Web of Science, Scopus e Pubmed, sem restrição de ano. Visou sistematizar o uso dos termos Multiple Exemplar Instruction (MEI) e Multiple Exemplar Training (MET), identificar e descrever sob quais arranjos de procedimento o MEI tem sido usado e seus resultados. Foram selecionadas 65 publicações e MET foi o termo mais frequentemente usado; em relação ao MEI, a população mais frequentemente envolvida nos estudos foram crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no entanto outros diagnósticos demonstraram menor exigência de exposição ao MEI. Discute-se a aproximação entre os termos MEI e MET na literatura e elementos de distinção. O Estudo 02 apresenta um estudo de caso que explorou os efeitos do MEI sobre a integração entre operantes de ouvir e falar e sobre variabilidade no desempenho de uma criança com Desordem do Espectro da Neuropatia Auditiva (DENA). O participante tinha sete anos de idade, usuário de implante coclear (IC) unilateral há um ano e quatro meses. Os resultados demonstraram que as maiores porcentagens de acertos nas sondagens foram para os conjuntos que receberam o ensino por MEI, mas que o treino com esse procedimento não garantiu a generalização para outros conjuntos de estímulos somente a partir do treino de ouvinte após o MEI. Observou-se uma redução da variabilidade (aproximação entre as porcentagens de acertos) entre os operantes de ouvir, tatear e ecoar, nos conjuntos, se comparar pré e pós testes. Por fim, o Estudo 03 apresenta uma replicação do delineamento do estudo 02, verificando se os resultados de interdependência funcional entre operantes verbais e redução da variabilidade comportamental seriam alcançados em participantes com TEA. Participaram três crianças, com oito, seis e cinco anos de idade. Os resultados demonstraram que o treino somente de ouvinte não garantiu a emergência dos repertórios de falante (ecoico e tato), sendo necessária a exposição ao MEI. No MEI, observou-se aumento das porcentagens de acertos em tato e ecoico. No entanto, apenas uma exposição ao MEI não proporcionou a emergência de repertórios não ensinados diretamente após treino somente de ouvinte. Nos pós-testes e follow-up a variabilidade entre os operantes, ou seja, diferentes porcentagens de acertos para ouvinte, tato e ecoico, persistiu. Futuros estudos podem realizar a intervenção com mais treinos de MEI e averiguar quantas exposições a esse procedimento são necessárias para emergência do repertório de falante após o treino somente de ouvinte em participantes com TEA. Discute-se o papel do ecoico como facilitador ou não da emergência do tato quando se adota o MEI.
Considering the need to delineate and to systematize verbal behavior teaching, the Multiple Exemplar Instruction (MEI) has been frequently applied as a teaching strategy for people with minimal verbal repertoire. The MEI consist in rotation on stimulus controls and different topographies responses, and it has the potential to integrate verbal operants. The present thesis conducted three studies. Study 01 presents a literature review with the descriptors "multiple exemplar instruction" OR "multiple exemplar training" in the Web of Science, Scopus, and Pubmed, without year restriction. The objective was to systematize the use of the terms Multiple Exemplar Instruction (MEI) and Multiple Exemplar Training (MET), and also to identify and to describe the MEI arrangements and their results. 65 publications were selected. The most used term was MET. The most frequent population in the studies with MEI were children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Children with other diagnoses needed few exposures to MEI. The approximations and distinctions between the terms MEI and MET in the literature were discussed. Study 02 presents a case study that evaluated the effects of MEI on the integration between listening and speaking operants and on performance variability in a child with Spectrum Disorder of Auditory Neuropathy (SDAN). The participant was seven years old, and he received unilateral cochlear implant (CI) at one year and four months ago. In the tests, the participant showed the highest percentages of correct responses to the trained words sets by MEI. However, this teaching did not guarantee the generalization to other stimulus sets, after listener training (only). The variability (approximation between the percentages of correct answers) between the listening, tacting and echoing operants, in the sets, was reduced, if compared pre and posttests. Finally, Study 03 presents a replication of Study 02, and it verified if participants with ASD would be achieved the same results of functional verbal interdependence and reduction of behavioral variability. Participated three children with eight, six and five years old. The results showed that listening training did not guarantee the emergence of speaker repertoires (echoic and tact), and was necessary the exposure to the MEI. In the MEI, there was an increase in the percentages of correct responses in tacting and echoing. A single exposure to MEI with a stimuli set did not produce the emergence of repertoires not taught directly to other sets, after listener training only. In the posttests and follow-up tests, the variability in percentages correct responses between listening, tact and echoic was maintained. Future studies may propose interventions with more MEI training for participants with ASD, and verify how many exposures necessary for the emergence of the speaker repertoire after of the listener training only. The role of the echoic operant in MEI as a facilitator for the emergence of tact was discussed.

Descrição

Palavras-chave

Desordem do espectro da neuropatia auditiva, Transtorno do espectro autista, Instrução por múltiplos exemplares, Comportamento verbal, Ensino, Teaching, Verbal behavior, Multiple exemplar instruction, Autistic spectrum disorder, Auditory neuropathy spectrum disorder

Como citar