Tradição e experimentalismo: a dança dos sentidos na música popular

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Data

2018

Autores

Fenerick, José Adriano

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Editor

Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Resumo

Absctract This short essay is a discussion of the meanings of the expression popular music. Our starting point are Richard Middleton’s findings on the polysemy of popular music. However, we problematize the discussion of Middleton when we compare it with the perspective of Cultural Studies on what is meant by popular culture, as well as with the perspective of Critical Theory about what is understood by the vanguard. Thus, the expression popular music, rather than a concept, becomes a field for disputing various cultural forces that constituted the contemporary sonority, from folklore to modernism, from mass culture to experimentalism.
Resumo Este pequeno ensaio é uma discussão sobre os significados da expressão música popular. Nosso ponto de partida provém das constatações de Richard Middleton sobre a polissemia da música popular. No entanto, problematizamos as questões de Middleton quando o cotejamos com a perspectiva dos Estudos Culturais sobre o que se entende por cultura popular, bem como com a perspectiva da teoria crítica sobre o que se entende por vanguarda. Assim, a expressão música popular, mais que um conceito, torna-se um campo em disputa pelas várias forças culturais que constituíram a sonoridade contemporânea, do folclore ao modernismo, da cultura de massa ao experimentalismo.

Descrição

Palavras-chave

popular music, cultural studies, experimental music, folk music, traditional music, música popular, estudos culturais, música experimental, música tradicional

Como citar

História (São Paulo). Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, v. 37, p. -, 2018.

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